Esta sexta-feira (18) ficará especialmente marcada na vida de três pessoas. Um parto de emergência foi realizado dentro do carro em frente à Estratégia Saúde Família do Engenho da Praia. A gerente responsável pela unidade, a enfermeira Isabelle dos Santos Nogueira auxiliou Tais Costa dos Santos, de 31 anos, durante o nascimento do seu filho, Nicolas Ravy. O procedimento atípico contou ainda com o suporte dos técnicos agentes comunitários de saúde: Fábio Santos de Paula e Maria Cristina Fernandes Batista.
Taís estava com sinais evidentes do nascimento do filho e pediu ajuda para a irmã Greice Costa dos Santos, moradora do Engenho da Praia. As duas contaram com o apoio de um vizinho que se deslocou até a ESF, unidade de saúde mais próxima. “Agradecemos a todos, principalmente à equipe que nos recebeu. Tudo foi corrido, mas o parto deu certo e ver minha irmã está com o filho nos braços, foi muito emocionante. Ela sentiu as contrações em casa e logo me chamou, não daria tempo para ir para UPA-Lagomar ou HPM, e a ESF Engenho da Praia é um espaço maravilhoso e nos atendem muito bem, sempre”, falou a Greice.
Com muita técnica, habilidade e profissionalismo, e mesmo sem a presença de um médico, o parto aconteceu sem nenhum problema e mobilizou a equipe da unidade (agentes comunitários de saúde).
Para Isabelle este atendimento foi um momento único, que marcará sua vida e carreira profissional para sempre. “Este foi o meu primeiro parto sem a presença de um médico. Estou emocionada. Fico feliz em ajudar a trazer uma vida ao mundo. O bebê nasceu bem. Todos ajudaram, o parto foi preciso e gradual, os técnicos passaram muita segurança. Esta é a prova que a atenção básica é importante e que a credibilidade da ESF é importante. Este foi um sinal para eu fazer minha pós-graduação em Obstetrícia. Agradeço à equipe, que tem muito amor ao próximo”, disse a enfermeira, que atua na prefeitura desde 2017 e tem 17 anos de profissional”, falou Isabelle, que conseguiu unir o profissionalismo com o dom próprio.
Mãe e filho passam bem e foram encaminhados para o Hospital Público de Macaé (HPM) onde seguem internados. Taís fez pré-natal no Centro de Especialidades Dona Alba e, de acordo com a irmã, todos estão felizes pelo parto do sétimo filho ter dado certo. “Todos estamos alegres, pois ter um filho dentro do carro não é algo comum e pode ter situações difíceis. Mas, eles terão alta em breve e estão sendo esperados aqui, no Engenho da Praia, com ansiedade”, destacou Greice.
O trabalho da equipe da ESF foi reconhecido em todo o bairro. Logo após o parto, muitos moradores se dirigiram à unidade para parabenizar a atuação da enfermeira e dos técnicos agentes comunitários de saúde, que são bastante conhecidos na comunidade.
Por jornalista Genimarta Oliveira/ Secom Pref. de Macaé