Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março, Macaé anuncia um novo projeto arquitetônico preliminar para o Teatro Municipal. O projeto, em fase de elaboração de planilha orçamentária e prestes a seguir para a etapa licitatória, foi apresentado durante a reinauguração da sede da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que passou por obras de revitalização.
O novo Teatro Municipal de Macaé contará com 400 lugares e manterá as dimensões do palco, mas apresentará diversas melhorias. O projeto inclui espaços laterais, sistema de ar-condicionado, prevenção de incêndio com sistemas de alarme trocados, vara cênica eletrônica, som novo e tecnologias automatizadas. Além disso, estão previstas ampliações nos camarins e a desapropriação de uma casa nos fundos do teatro para atender às exigências necessárias, como a instalação de uma central de incêndio e uma subestação elétrica.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância do projeto para a história cultural da cidade, afirmando que o novo Teatro Municipal de Macaé será um marco de modernidade e excelência cultural, projetado para ser um dos melhores teatros municipais do Brasil. A inauguração está prevista para abril, e o espaço promete elevar o padrão das artes cênicas e da cultura na região, proporcionando uma experiência incomparável para artistas e público.