Parque Térmico Sudeste fortalece posição de Macaé

 Parque Térmico Sudeste fortalece posição de Macaé

A Marlim Azul II utilizará 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia – Foto: Divulgação

A expansão do Parque Térmico Sudeste reafirma o compromisso de Macaé com o desenvolvimento sustentável e a segurança energética do Brasil.

Macaé consolida sua posição como polo estratégico na nova fase de segurança e transição energética do Brasil com a expansão do Parque Térmico Sudeste. Durante o painel “Perspectivas Regionais” no Macaé Energy, a UTE Marlim Azul II, projeto em desenvolvimento pela Arke Energia, foi apresentada como parte dessa estratégia. A Arke Energia já opera a UTE Marlim Azul desde dezembro de 2023.

Anúncios

Fábio Rodrigues, gerente do projeto UTE Marlim Azul, destacou a infraestrutura de Macaé, especialmente a oferta de gás disponível na cidade, como fundamental para o desenvolvimento do projeto. A Marlim Azul II utilizará 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, transportados do Terminal Cabiúnas por gasoduto, complementando os 2,5 milhões de metros cúbicos usados atualmente pela UTE Marlim Azul para gerar 575 MW de energia.

Rodrigo Vianna, Secretário de Desenvolvimento Econômico, afirmou que o novo Parque Térmico Sudeste é um ativo vital para Macaé como polo de produção de energia no Brasil. “Temos todas as condições para sediar projetos competitivos nos leilões programados para elevar a produção de energia no Brasil, alimentando o crescimento das operações industriais no país”, destacou. A projeção é instalar nove novas usinas termelétricas ao longo dos próximos anos.

2º dia manhã do Macaé Energy 2024 no Royal Palace – Macaé Hotel. Macaé/RJ.- Foto: Moisés Bruno

Novos leilões e oportunidades

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta novos leilões que reforçam a posição de Macaé como base para o desenvolvimento de projetos energéticos. Jean-Philippe de Oliveira, diretor de operações da EDF Norte Fluminense, ressaltou que a nova estratégia do Ministério de Minas e Energia, conforme a portaria 774/GM/MME, cria oportunidades de negócios. Ele destacou a qualidade da mão de obra e a eficiência da cadeia de serviços em Macaé, essenciais para a manutenção e desenvolvimento de novos projetos.

Jean-Philippe afirmou: “A cidade oferece o apoio necessário para defender iniciativas que visam garantir a segurança energética no país, a partir dos projetos desenvolvidos aqui.”

Benefícios para a comunidade

  • Emprego e Capacitação: Projetos como a UTE Marlim Azul II geram empregos e oportunidades de capacitação para a população local.
  • Desenvolvimento Econômico: A infraestrutura energética robusta atrai investimentos e fortalece a economia local.
  • Sustentabilidade: Com foco em segurança e transição energética, Macaé contribui para um futuro mais sustentável.

Fonte Secom Pref de Macaé

Redação

Post relacionados