Pacientes cardíacos podem tomar café e vinho? Cardiologista responde

 Pacientes cardíacos podem tomar café e vinho? Cardiologista responde

Imagem ilustrativa

Após um procedimento cardíaco, é comum surgirem dúvidas sobre o que pode ou não ser consumido, como café e vinho. Segundo o cardiologista Marco Miguita, da Cardiocat, o consumo moderado dessas bebidas é permitido e até benéfico para a saúde, desde que o paciente não tenha predisposições genéticas ou condições específicas que possam agravar o quadro.

O café, por exemplo, contém antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e as células do coração, além de melhorar a circulação e reduzir a pressão arterial. Já o vinho tinto seco, quando consumido com moderação, pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (o “ruim”) e aumentar o HDL (o “bom”), graças aos flavonoides e antioxidantes presentes na bebida.

Anúncios

Contudo, Miguita alerta que o consumo dessas bebidas deve ser orientado por um médico, considerando exames e histórico de saúde, especialmente para pacientes com diabetes, grávidas ou em uso de medicamentos para pressão arterial.

Cardiocat

A Cardiocat, há mais de 20 anos, é uma sociedade de médicos especialistas nas áreas de cardiologia intervencionista, neuro radiologia, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular e eletrofisiologista. O trabalho e o investimento tornaram possível a instalação de dois equipamentos novos e com tecnologia de ponta, transformando-se no principal serviço de hemodinâmica de Londrina e região. O atendimento, desde crianças recém-nascidas até idosos centenários, é realizado ininterruptamente durante 24 horas por dia e sete dias por semana, com especialistas de plantão a qualquer hora.

Redação

Post relacionados