Gestão deficiente de vacinas causa prejuízo R$ 1,75 bilhão ao Brasil

 Gestão deficiente de vacinas causa prejuízo R$ 1,75 bilhão ao Brasil

Foto reprodução da internet

Somente em 2024, perda já é de mais de R$ 560 milhões

O armazenamento correto de vacinas é essencial para preservar sua eficácia e garantir a segurança da população. No entanto, um levantamento recente aponta que o Brasil enfrenta um grave problema de desperdício de imunizantes. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) revelam que, desde o início do atual governo, 58,7 milhões de doses foram descartadas, gerando um prejuízo de R$ 1,75 bilhão — o maior registrado desde 2008. Somente em 2023, 39,8 milhões de doses foram inutilizadas, o que representou uma perda de R$ 1,17 bilhão. Essa perda dos imunizantes poderia ser reduzida com a implantação de sistemas de gerenciamento dos produtos.

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Neste ano, até novembro, mais 18,8 milhões de doses venceram, acumulando um prejuízo adicional de R$ 560,6 milhões. Esse cenário não se limita à vacina contra a Covid-19, pois imunizantes essenciais, como os que protegem contra difteria, tétano, coqueluche, febre amarela e meningite, também foram descartados, evidenciando falhas na gestão e no planejamento das campanhas de vacinação. O desperdício bilionário ressalta a urgência de uma gestão eficiente e do monitoramento contínuo do estoque de vacinas, já que o controle rigoroso de temperatura e a utilização de sistemas automatizados para rastrear a validade dos lotes são medidas indispensáveis para evitar perdas e garantir a eficácia dos imunizantes.

“Tecnologias como sensores de temperatura e softwares de gestão em tempo real podem prevenir desvios e emitir alertas sobre condições inadequadas ou proximidade do vencimento. Relatórios detalhados gerados por essas soluções ajudam a otimizar a distribuição e a logística, reduzindo significativamente o risco de perdas”, comenta Ricardo Reis, Diretor de Operações da Globalthings. O especialista destaca que o registro automatizado de dados permite rastrear todo o histórico de armazenamento, simplificando auditorias e assegurando a conformidade com as normas de segurança.

A Globalthings, empresa especializada em soluções integradas para a gestão na área da saúde, oferece o Connect+, um sistema avançado que combina IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial) para o monitoramento em tempo real de equipamentos e ambientes críticos, como geladeiras, freezers e câmaras frias. A tecnologia opera 24 horas por dia, com acesso via desktop e mobile, emitindo alertas automáticos em caso de falhas. Além disso, o sistema gera relatórios e dashboards completos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Com o Connect+, é possível prevenir problemas e garantir a integridade de produtos sensíveis, como vacinas, essenciais para a eficácia dos imunizantes,  incluindo o da COVID-19.

A falta de gestão das vacinas e, consequentemente, a perda delas, não impacta apenas o orçamento, mas também a saúde pública, já que a falha no gerenciamento de imunizantes compromete essa área ao reduzir a oferta de doses e aumentar o risco de surtos de doenças evitáveis. Além disso, a perda desses itens em larga escala mina a confiança da população no sistema de saúde e nas campanhas de vacinação. Por essa razão, investir em infraestrutura adequada, capacitação de equipes e sistemas modernos de monitoramento é essencial para reverter esse quadro e garantir a imunização segura e eficaz da população. O combate ao desperdício exige uma ação coordenada entre governo, gestores de saúde e profissionais da área.

Sobre a Globalthings – Com 18 anos de história e atuação no mercado tecnológico, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para apoiar a gestão da manutenção e ativos de alto padrão de qualidade, inovação e eficiência no Brasil e no mundo. Desde 2018, é pioneira no desenvolvimento de sistemas hospitalares, otimizando o fluxo de trabalho e possibilitando um serviço de excelência.

Redação

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