Estão abertas até quinta-feira (22) as inscrições para o curso de extensão gratuito “Interseccionalidade e Equidade: os efeitos dos marcadores sociais no cuidado em saúde”, promovido pelo projeto PET-Saúde: Equidade em Macaé, realizado pela UFRJ e UFF. A formação é voltada a universitários e profissionais de saúde e ciências sociais aplicadas do município e será realizada em formato online, com certificado de 100 horas.
O curso inicia em 26 de junho, às 17h30, na Cidade Universitária de Macaé, com encerramento previsto para 15 de setembro. A proposta é discutir como gênero, raça, deficiência, classe social e sexualidade influenciam o acesso à saúde e a qualidade do atendimento, promovendo uma prática mais justa, humana e inclusiva.
Segundo a professora Fabianne Manhães, tutora do projeto, entender esses fatores é essencial para transformar o cuidado em saúde em um espaço mais sensível à realidade de cada paciente: “Falar sobre saúde é também falar de direitos e justiça social”, ressalta.
As inscrições devem ser feitas pelo site: http://icm.sites.uff.br/?p=3735. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail petsaude1.uff.ufrj@gmail.com. Se você atua ou quer atuar com mais consciência e responsabilidade social na área da saúde, essa é uma oportunidade imperdível.