Técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã iniciaram nesta semana, no Horto Municipal Hermes de Souza Pinto, a colheita do experimento de soja, uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). A ação foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário da pasta, Marcelo Batist
Em uma área de 1,2 hectare foram plantadas quatro cultivares, sendo duas tardias, uma precoce e uma transgênica. O objetivo da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca é obter resultados a respeito da produtividade da soja e sua adaptação ao solo da região, com destinação para a alimentação do gado leiteiro.
Os técnicos acreditam que o experimento apresente uma produção de 2,5 toneladas, que serão destinadas ao replantio, também com percentual para os criadores de gado de leite.
“O experimento do plantio da soja atende à demanda apresentada pelos criadores de gado leiteiro, na busca por alternativas que possam auxiliar na alimentação dos animais e baratear os custos de produção. Em Quissamã, a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca realiza em parceria com a Pesagro diversas pesquisas que possam auxiliar os produtores locais”, destacou Marcelo Batista.
Por Secom Pref. de Quissamã