Sistema Coca-Cola abre edital para capacitação de seis mil mulheres

 Sistema Coca-Cola abre edital para capacitação de seis mil mulheres

Para celebrar esta nova fase e a abertura de 500 vagas para a cidade do Rio de Janeiro, o Sistema Coca-Cola Brasil realizou um evento na nova sede do Sebrae para engajar as empreendedoras locais na última quinta-feira (16). Foto: Divulgação

Projeto feito em parceria com Sebrae e governos locais beneficiará empreendedoras ao redor do país, com 500 vagas para o Rio de Janeiro

Depois de contribuir para a capacitação de mais de mil mulheres em 2022, quando foi lançado, a Coca-Cola Brasil anuncia nova fase do edital do projeto “Empreenda como uma mulher”, com a abertura de mais seis mil vagas que serão distribuídas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco. Para celebrar esta nova fase e a abertura de 500 vagas para a cidade do Rio de Janeiro, o Sistema Coca-Cola Brasil realizou um evento na nova sede do Sebrae para engajar as empreendedoras locais na última quinta-feira (16).

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A iniciativa de impacto social, que tem o objetivo de capacitar, apoiar e inspirar empreendedoras com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização, faz parte da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, voltado para a capacitação de pequenos empreendedores do varejo alimentício. Além disso, o programa impulsionará uma parcela das participantes acelerando seu negócio por meio de outros benefícios, como equipamentos e facilidade de acesso ao crédito.

“Acreditamos no potencial das empreendedoras brasileiras, por isso queremos fazer a diferença em seus negócios e, como consequência, nas comunidades em que atuamos. As mulheres sempre foram figuras relevantes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade, e continuarão sendo peça-chave para estimular o crescimento global, desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima década”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.

O empreendedorismo feminino atingiu uma marca inédita no Brasil em 2022. Um estudo feito pelo Sebrae identificou o maior contingente de empreendedoras da história do país – são 10,3 milhões de mulheres donas de negócios. E os serviços de catering, bufê e comida preparada estão entre as atividades mais predominantes. Por isso, o encontro teve uma característica inspiracional, contando a história de mulheres que já enfrentaram dificuldades e conseguiram dar a volta por cima. A embaixadora do “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, a chef pernambucana Dona Carmem Virgínia, compartilhou sua trajetória empreendedora junto com Bia Ramos, proprietária da My Lovin Cake, e Mechelle Gonzaga, do Poderosa Na Chapa.

CONTEÚDO NO PONTO

Na nova fase do “Empreenda como uma mulher”, as participantes terão a oportunidade de acelerar seus negócios a partir de uma metodologia que reúne aulas teóricas e práticas com conteúdo sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual do negócio para avaliar pontos como aspectos de maturidade, pontos fortes e deficiências, governança e impacto na sociedade. O conteúdo foi reformulado a partir dos aprendizados observados com as primeiras turmas, para que atenda às necessidades das empreendedoras e possa alavancar, cada vez mais, seus empreendimentos.

“O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de empreendedoras do país. Nosso objetivo é capacitar empreendedoras, que tenham negócios voltados para o segmento de alimentação fora do lar. Vamos desenvolver habilidades de gestão e comportamentais, além de ser uma oportunidade para a ampliação de contatos e networking, trocas de experiências e a formação de uma rede de empreendedoras” conta Flávia Maria Lima, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae Rio.

Entre os aprendizados, estão um formato que privilegia mais os encontros presenciais, a formação de uma rede de apoio para que as participantes façam novas conexões e compartilhem conhecimentos e experiências com outras mulheres, assim como a democratização de ferramentas que tragam soluções práticas para as empreendedoras no dia a dia, como o desenvolvimento de cardápios digitais. O programa terá duração de até seis meses e os módulos estão divididos em três níveis: básico, médio e avançado. Todas as informações serão publicadas no site oficial www.cocacoladaumgasnoseunegocio.com, onde as interessadas poderão de cadastrar. 

“Nosso objetivo é desenvolver mulheres como líderes de seus negócios para que possam ver seus empreendimentos prosperarem, tendo a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócios. No primeiro ciclo do programa, conhecemos histórias de mulheres incríveis pudemos ver a força da rede feminina – quando elas se unem e se articulam, crescem juntas e se fortalecem. Agora é hora de consolidar o impacto positivo do “Empreenda como uma mulher” nos negócios e nas comunidades e criarmos conexões duradouras, capazes de transformar a vida das participantes”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO NO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Segundo o Ministério da Economia, mais de 1,3 milhão de empresas foram criadas no país no primeiro quadrimestre de 2022. De acordo com o órgão, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% do total das empresas brasileiras, são responsáveis por 62% dos empregos e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que mais de 40% dos microempreendedores individuais (MEI) são mulheres empreendedoras.

De acordo com os dados do LinkedIn publicados no Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial, a participação de mulheres no empreendedorismo cresceu globalmente durante a pandemia. No Brasil, a porcentagem aumentou para 41% para elas, em comparação com 22% para os homens em 2020, em relação a 2019.

Outra pesquisa realizada em 2021 pela Aliança Empreendedora mostra que as mulheres foram as mais prejudicadas nos negócios durante a pandemia e, consequentemente, estão mais vulneráveis. Ou seja, conhecer e ter experiência na área de atuação do negócio é importante para um bom resultado, mas muitas vezes falta conhecimento em temas importantes administração, controle financeiro, gestão de pessoas ou marketing. Por isso, um aspecto crucial para o sucesso dos negócios é a capacitação.

Diante desta realidade, programas de capacitação nos negócios voltados para o público feminino, como o “Empreenda como uma mulher”, se tornam cada vez mais essenciais para reverter estas desigualdades.

Por Anna Velasco/Edelman SP

Redação

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