Em pauta, projetos que tornarão Campos referência em energia solar e eólica; participaram, além do prefeito, conselheiros da Firjan de Campos e Macaé e quatro secretários municipais
A reunião mensal dos conselheiros da Firjan Norte Fluminense, realizada nesta quarta-feira (12/04) na sede da Representação Regional em Campos, contou com a participação do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, para discutir as iniciativas em torno do desenvolvimento econômico da região. O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, esteve acompanhado do coordenador da Comissão Municipal de Macaé, Gualter Scheles, conselheiros e quatro secretários municipais. Em pauta, novas obras de infraestrutura, linhas de crédito e projetos de energia eólica e solar que, segundo o prefeito, vão transformar Campos em referência em energia renovável.
“A reunião foi muito produtiva e nos mostrou a integração das forças políticas e da indústria em torno das reivindicações por melhorias que fazemos junto às autoridades. Caminhamos juntos nos projetos de transição energética que vão mudar o patamar não só de Campos, como de São João da Barra, Macaé e toda a região. A Firjan está de portas abertas para contribuir com tudo o que for necessário”, disse o presidente Francisco Roberto, acrescentando que acompanhou, a convite do prefeito, o lançamento de três novas usinas de energia solar que serão implantadas na cidade.
Segundo o prefeito, com as novas usinas previstas, Campos se tornará a maior geradora de energia fotovoltaica do estado. O secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, acrescentou que estudos da Aneel identificam o estado do Rio – e em especial Campos – com uma das melhores incidências solares do país. Wladimir também afirmou que vai anunciar em breve linhas de crédito específicas para agricultura – e não só para a cana-de-açúcar -, além de novos projetos no ramo da alimentação e da energia limpa.
“Hoje a cidade está com as contas equilibradas e voltamos a ter capacidade de investimento. Isso favorece o ambiente de negócios e a perspectiva de empresários se instalarem aqui. Os próximos anos são muito promissores para a região. A prefeitura está de portas abertas para ajudar o empresariado a desburocratizar a máquina pública e até financiar investimentos. Contem com a prefeitura, se aproximem, estamos aqui para ser um facilitador”, disse Wladimir Garotinho.
O conselheiro da Firjan Norte Fluminense e gerente de Relacionamento com Comunidades do Porto do Açu, Wanderson Primo, destacou os projetos relacionados à biomassa e à energia eólica, e pediu apoio do prefeito na aprovação do Marco Legal da Energia Eólica em tramitação no Senado. Segundo Wanderson, já existem empresas dispostas a investir na região, mas carecem de segurança jurídica. O prefeito prometeu buscar a união de forças políticas em torno do tema, e destacou que há projetos para a instalação de centenas de torres de energia eólica na costa do Farol de São Thomé.
O conselheiro da Firjan Norte e presidente da Associação das Indústrias da Codin (AIC), Lucas Vieira, relatou dificuldades burocráticas com alvarás de instalação, que exigem mudanças no Plano Diretor, e problemas no distrito industrial. O prefeito solicitou que os empecilhos do Plano Diretor sejam reunidos para o Executivo enviar um Projeto de Lei propondo emendas ao Plano. Ele também destacou que a construção de 80 metros de asfalto entre a Codin e a BR-101, um problema que se arrasta há 12 anos, já está sendo resolvido junto ao Governo Federal.
Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauro Silva, exibiu um vídeo que vem sendo apresentado a potenciais investidores. Ele destacou que Campos tem o 40º maior PIB do país e R$ 400 milhões em massa salarial, localização estratégica e polos acadêmicos, comerciais e de saúde. Estiveram presentes ainda o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Privadas, Felipe Knust, o presidente da Fundecam, Orlando Portugal, e diversos empresários conselheiros da Representação Regional de Campos e Macaé.