Foi aprovada na sessão desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Macaé, uma indicação do vereador George Jardim (PSDB) ao Executivo para a criação de uma Guarda Marítima. Sua função seria fiscalizar o tráfego nos rios, lagos, lagoas e praias da cidade.
Segundo George, a Guarda Marítima trabalharia integrada à Marinha, à Capitania dos Portos, à Polícia Militar e à Guarda Ambiental. “Ela é necessária para ajudar a vigiar a costa”, justificou. O destacamento pode atuar tanto na fiscalização das embarcações, quanto em casos de denúncias ambientais.
O parlamentar Marlon Lima (PDT) apoiou a iniciativa. “Precisamos, sim, de uma Guarda Marítima para coibir a colocação de redes que matam tartarugas e golfinhos”, acrescentou.
George ainda teve outra indicação aprovada. Dessa vez, para a requalificação de um espaço na Bicuda Pequena, Região Serrana. A ideia é transformar a área ocupada por uma antiga usina da cana-de-açúcar e seus derivados, no distrito de Cachoeiros de Macaé, em um posto fixo das guardas Municipal e Ambiental.
José Prestes (PTB) reforçou o pedido, informando que há 30 anos a fábrica não produz nada na região. “Seria uma forma de dar utilidade para uma área nobre”. Devido à localização privilegiada, George concordou que este seria também um bom espaço para a realização de festas populares.
Por Jornalista Adriana Corrêa/ Secom Câmara de Macaé