Cerca de 60 alunos participantes do projeto “Integração NUPEM-Escola Municipal Olga Benário Prestes gerando bons frutos para sociedade” puderam mostrar os talentos e habilidades durante a apresentação de comemoração dos 29 anos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem-RJ). Eles apresentaram a peça teatral “Amazônia entre nós”.
Durante a comemoração, os alunos dançaram e puderam interagir com o público que também teve acesso ao GT de avaliação e planejamento do instituto “O Nupem que queremos”, além da palestra “Covid-19 e a desigualdade social no Brasil”, ministrada pelo futuro reitor da UFRJ, Roberto de Andrade Medronho, que vai tomar posse no dia 4 de agosto, às 10h.
“Estou feliz de estar em Macaé, acredito que a interação entre a UFRJ e a Prefeitura terá muito mais benefícios para o município e o país. Macaé tem uma forte vocação para as áreas da ciência, tecnologia e educação. O petróleo é passageiro, mas Macaé pode ser polo de energia renovável. Parabenizo ao Nupem, ao Centro Multidisciplinar e aos alunos do “Olga Benário” pelo espetáculo e interação. A intenção da UFRJ é formar mais profissionais e abrir cursos de licenciatura na cidade, o que teria muito valor para o Norte Fluminense”, ressalta Medronho, cuja gestão será de 2023 a 2027.
Já o fundador do Nupem, professor Francisco Esteves, se emocionou ao destacar a trajetória dos últimos 29 anos. “Este é um caminho exitoso. Conseguimos construir um instituto onde permeia a busca pela excelência acadêmica voltada para o atendimento à população. Chegamos em Macaé em 1983, em uma Kombi, e nossa história é magnífica. Macaé é uma cidade rica com mar, lagoa, serra, parque natural. O instituto é robusto e com uma espetacular estrutura acadêmica”, destaca.
Muito aplaudidos, os alunos do Olga Benário puderam mostrar o que estão aprendendo no projeto que é voltado para as áreas científica, cultural e artística (prosa, verso, coral, dança, textos autorais). Em 2021, o colégio foi contemplado pelo edital de Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Os diretores Márcio Fidélis e Delaine Oliveira saudaram ao Nupem e toda comunidade escolar. “Agradecemos a todos envolvidos do projeto, iniciativas como essa são muito significativos”, afirmaram.
Participaram da programação dos 29 anos, representantes do Nupem e da UFRJ e da Prefeitura de Macaé. Entre eles estavam a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; o decano do Centro Municipal de Macaé, Irnac Barbosa; a diretora geral do Nupem, Cintia Monteiro, entre outros.
Por jornalista Joice Trindade/ Secom Pref. de Macaé