A fórmula da juventude: resveratrol e os seus benefícios para a pele humana

 A fórmula da juventude: resveratrol e os seus benefícios para a pele humana

Foto> Divulgação

O resveratrol é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas

O resveratrol, um poderoso antioxidante encontrado, principalmente, nas cascas de uvas, tem sido amplamente conhecido por seus benefícios à saúde quando consumido moderadamente na forma de vinho tinto.

Anúncios

No entanto, poucas pessoas sabem que ele também pode ser encontrado em uma variedade de outras fontes, e trazer benefícios para todo o corpo, inclusive, para a pele.

Estudos revelam que esse polifenol possui uma ampla gama de propriedades biológicas, entre elas, atividades antioxidantes, cardioprotetoras, neuroprotetoras, anti-inflamatórias e anticancerígenas. De acordo com as últimas descobertas da ciência, ele pode auxiliar até mesmo em transtornos de depressão e ansiedade. Incrível, não é?

Pensando nisso, neste artigo exploraremos o resveratrol, apresentando diferentes alimentos e ingredientes ricos no antioxidante, bem como os benefícios que essa substância pode proporcionar à pele. Não deixe de conferir!

O que é o resveratrol?

O resveratrol é um polifenol, ou seja, um ativo que atua na intensificação das defesas da pele contra agressões externas, como também no combate aos radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento da cútis.

Ficou curioso para saber como ele atua no organismo? Nós te explicamos! Por ser uma substância bioativa, o resveratrol é capaz de alterar o funcionamento do organismo humano.

Assim, ao consumi-lo em proporções ideias, combate os radicais livres, evita o envelhecimento precoce e protege a pele da exposição solar diária, bem como da poluição, por meio do processo de metabolização celular.

Vale mencionar, ainda, que o uso traz maior proteção contra o desenvolvimento de doenças cutâneas!

Além do vinho tinto

Quando se fala em resveratrol, a maioria das pessoas o associa automaticamente ao vinho tinto. Contudo, a substância não é exclusiva da bebida.

Na natureza, é encontrado nas cascas e nas sementes de algumas plantas e frutas, como nas uvas roxas e pretas, que originam tanto vinho quanto suco.

Além dos exemplos mencionados, a substância pode ser encontrado em:

  • Amoras;
  • Mirtilos;
  • Cranberrys;
  • Cacau;
  • Amendoim;
  • Chá verde.

Benefícios do resveratrol para a saúde

De maneira geral, o resveratrol tem sido amplamente estudado por seus potenciais benefícios para a saúde. Abaixo, listamos alguns dos principais tópicos que destacam seus efeitos positivos:

Controle da pressão arterial

Uma pequisa desenvolvida pela Europen Society for Clinical Nutrition and Metabolism com pacientes hipertensos revelou que a substância diminuiu significativamente a pressão sistólica. Essa constatação revela que o consumo desse polifenol pode ser de extrema importância para pessoas com pressão alta.

Potencial anticâncer

Pesquisas preliminares apontam que o resveratrol pode ter propriedades antitumoral, ajudando a inibir o crescimento de células cancerígenas e reduzir inflamações.

Um estudo realizado em 2017 mostrou que a substância também se mostrou promissora como parte da terapia combinada no tratamento para o câncer de mama.

Proteção para o cérebro

Há análises científicas que mostraram que o polifenol pode ter efeitos neuroprotetores, ajudando na melhoria da função cerebral e reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Ações do polifenol para a pele

O resveratrol atua diretamente no nosso DNA e é um excelente antioxidante, prevenindo, como já mencionado, o envelhecimento precoce da pele. A lista de benefícios para a cútis é grande. Confira os principais:

  • Diminuição da vermelhidão da pele, conhecida como rosácea;
  • Redução das linhas de expressão;
  • Suavização e prevenção de rugas;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Iluminação e melhora do viço cutâneo;
  • Garante firmeza à pele;
  • Melhoria da elasticidade da pele;
  • Prevenção contra a hiperpigmentação;
  • Possui efeito calmante;
  • Estímulo à produção de colágeno e elastina.
  • Produtos cosméticos com resveratrol

Ainda que a substância seja encontrada na natureza e esteja presente em alguns alimentos, é comum que o corpo não absorva a quantidade necessária através do consumo de bebidas e alimentos, para que os benefícios sejam, de fato, notados.

Assim, existem diversas marcas de dermocosméticos que possuem o resveratrol em sua composição, que podem ser utilizados por pessoas em diversas faixas etárias, qualquer que seja o seu tipo de pele.

Os principais cosméticos com a presença do ativo são loções, hidratantes, séruns e óleos. No entanto, para incluí-los na sua rotina de skincare, é recomendável que um dermatologista seja consultado, para que ele avalie a sua pele e identifique dentre as opções, qual o melhor cosmético para o seu uso.

Contudo, é válido mencionar que existem opções noturnas, que recuperam a pele depois de danos externos sofridos ao longo do dia, como também àqueles que atuam na longevidade das células, na uniformização da textura e da tonalidade da pele, na minimização das linhas finas e das rugas e na diminuição das inflamações.

Incorporando resveratrol à alimentação e à rotina de cuidados com a pele

Para incorporar o resveratrol ao seu dia a dia, seja por meio da sua rotina de skincare ou pela alimentação, nós trazemos as seguintes sugestões:

  • Se for adepto do vinho, tome uma taça por dia, uma vez que são vários os benefícios para a saúde;
  • Se preferir o suco, a opção pelo sabor de uva, desde que natural, é claro, também será benéfica para a sua pele;
  • Diariamente, os nutricionistas recomendam o consumo de 3 porções de frutas. Assim, invista nas do tipo vermelha em ao menos uma dessas porções;
  • Caso goste de chocolate, um pequeno pedaço por dia após o almoço também será uma fonte de resveratrol, já que a matéria prima do doce é o cacau;
  • Durante lanches do dia, inclua amendoins;
  • No lugar de várias xícaras de café por dia, considere beber ao menos uma xícara de chá verde;

Na hipótese de nenhuma dessas opções ser agradável ao seu paladar, busque pela ajuda de um nutricionista que lhe indicará fórmulas manipuláveis, tanto no formato de cápsulas, quanto no de sachês, a depender de qual se encaixar melhor na sua rotina.

Quanto aos produtos de beleza, como já comentado anteriormente, um dermatologista deve ser consultado, assim, a indicação do melhor produto e o modo de usar serão recomendados adequadamente, para que não haja quaisquer danos.

Se interessou pelo resveratrol? Os benefícios são diversos e com a ajuda de profissionais capacitados, você poderá visualizar a diferença que fará em sua pele!

Redação

Post relacionados