A partir desta quinta-feira (20), o Procon anuncia a sua adesão ao Programa Renegocia, promovido pelo Governo Federal, como medida para ajudar os consumidores com dívidas a encontrar soluções viáveis para suas situações financeiras. O atendimento para o programa ocorrerá entre os dias 24 de julho e 11 de agosto.
O Renegocia abrange tanto dívidas bancárias quanto não bancárias, como débitos relacionados à energia elétrica, telefonia, água ou esgoto. Os consumidores que enfrentam problemas de superendividamento ou buscam prevenir-se dessa situação terão a oportunidade de agendar atendimentos com o Procon para negociar suas pendências.
Os agendamentos serão exclusivos pelo WhatsApp do Procon (22 2759-0801), das 8h às 17h. Os atendimentos ocorrerão com horário marcado. Serão disponibilizados 40 horários por dia, de 9h às 16h30.
Um dos principais objetivos do programa é promover a saúde financeira dos cidadãos, facilitando a negociação e possibilitando a renegociação de dívidas. O Procon atuará como intermediário nessas negociações entre os consumidores endividados ou superendividados e as instituições cadastradas no programa.
É importante ressaltar que o Procon não possui autoridade para impor descontos ou estabelecer regras de parcelamento, uma vez que cada caso será avaliado individualmente em conjunto com as instituições parceiras.
Com essa iniciativa, o Procon busca auxiliar os consumidores a retomarem o controle de suas finanças, visando a redução do endividamento e proporcionando uma oportunidade para uma recuperação econômica mais estável e saudável.
Por Secom Pref Macaé