A Câmara Municipal de Macaé vem ampliando os espaços de manifestação popular, e também as iniciativas para atender a demandas específicas da população. Entre outros avanços, na atual Legislatura, foram iniciadas três frentes parlamentares. Uma em defesa das pessoas com deficiência (PcD), outra pela melhoria dos serviços de energia elétrica e outra para elaboração do gerenciamento costeiro.
Para o presidente Cesinha (Solidariedade), que compõe as três frentes, esses resultados têm a ver com o empenho de todos os vereadores em atender os cidadãos em suas necessidades mais urgentes. “Ainda há muito a ser feito em cada um desses três casos, mas o Legislativo macaense está buscando fazer a sua parte”.
Terceira Câmara mais transparente do RJ
O esforço de tornar a vida do Legislativo acessível à população resultou na obtenção do Selo Prata de Transparência, conferido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Além disso, o Legislativo macaense foi considerado a terceira Câmara mais transparente do estado, por um estudo feito em parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF/Campos) com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Outro passo para crescer no contato com os cidadãos foi a volta das Câmaras Itinerantes.
Cesinha diz que a meta é ultrapassar os feitos recentes. “O reconhecimento é importante, pois reafirma o nosso compromisso com a sociedade, mas o nosso foco é seguir trabalhando. Queremos subir degraus e chegar ao primeiro lugar.”
Cursos de gestão pública
A Câmara sediou em maio uma edição do TCE Presente – programa do Tribunal voltado para a formação de servidores em temas da gestão pública. O evento marcou a retomada das parcerias voltadas à formação dos servidores, que envolverão também instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Macaé).
Cultura
Para valorizar o patrimônio histórico, voltaram a ser realizadas sessões ordinárias na antiga sede da Casa, o prédio centenário do Centro Cultural do Legislativo, na praça Gê Sardemberg. O local passou a receber as reuniões deliberativas dos parlamentares em todas as primeiras terças-feiras de cada mês. Além disso, as atividades do centro, como palestras, rodas de conversa e outros eventos envolvendo a sociedade civil, têm dinamizado a vida cultural da cidade.
Por jornalista Marcello Riella Benites/ secom Câmara de Macaé