Mobilidade Urbana promove ações no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

 Mobilidade Urbana promove ações no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Ação foi realizada no Terminal Central para alertar sobre a importância do autocuidado – Foto: Maurício Porão/Assessoria Mobilidade

Para destacar a data, informando sobre as medidas de prevenção, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu ações neste Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, 19 de outubro, em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo foi alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o autocuidado.

A primeira atividade foi realizada no Auditório da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), pela manhã, direcionada às servidoras públicas da Secretaria de Mobilidade Urbana e convidados. A segunda ação, à tarde, foi realizada no Terminal Central para as usuárias do transporte coletivo urbano que passaram pelo local.

As duas atividades contaram com a participação da Secretaria de Saúde e de colaboradoras da concessionária de transporte urbano. Pela manhã e à tarde, a enfermeira e servidora da Vigilância em Saúde, Thaís Rodrigues fez apresentações e esclareceu dúvidas sobre as medidas de prevenção, sinais de alerta e autocuidado.

“O conhecimento é aquilo que vai te salvar. Ao menor sinal de alerta, vocês têm que procurar ajuda médica. O autocuidado é uma necessidade e uma prioridade, não um luxo”, disse a enfermeira.

Foram distribuídos folhetos, bombons e rosas para as mulheres que participaram do evento.

“Muito importante esclarecer sobre isso. As pessoas precisam de informação”, disse Ana Maria Ferreira, 67 anos, explicando que faz exames regularmente.

Já a macaense Eunice Souza Tavares, 78 anos, se emocionou ao ganhar a rosa e lembrar dos casos de câncer na família. “Tive nódulo no seio esquerdo, em 79, tinha que ir fazer exame no Rio todo ano com o mastologista. Hoje, já tem aqui. Graças a Deus não progrediu. Essa ação é importantíssima para as mulheres se cuidarem. É muito triste ver alguém da família com câncer de mama”, afirmou.

Anúncios

Por jornalista Genimarta Oliveira/ Secom Pref. de Macaé

Redação

Post relacionados