Macaé se mobiliza para doar roupas às pessoas em situação de rua

 Macaé se mobiliza para doar roupas às pessoas em situação de rua

As doações também serão extensivas às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e que são atendidas no Centro Pop,

Existem mais de 281 mil pessoas em situação de rua no Brasil. E muitas delas estão em Macaé, precisando de ajuda para se vestir e se reintegrar à sociedade

Por isso, foi lançada a campanha “Vestindo o corpo e a dignidade”, que visa arrecadar roupas usadas em bom estado de conservação para serem doadas a essas pessoas que vivem nos abrigos institucionais.

Anúncios

A campanha segue a Política Nacional para a População em Situação de Rua, que define esse grupo como aquele que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular.

As roupas doadas devem, preferencialmente, ser masculinas e serão destinadas aos usuários da Pousada da Cidadania, um equipamento mantido com recursos dos Governos Municipal/Federal, que oferece moradia temporária, alimentação, serviços sociais, psicológicos e tratamentos de saúde na Rede, além do encaminhamento aos empregos.

As doações também serão extensivas às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e que são atendidas no Centro Pop, outro equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), que faz a triagem, detectando as necessidades das pessoas em situação de rua, oferecendo diariamente o café da manhã, almoço e lanches, além do espaço que utilizam para o banho e lavar suas roupas.

A campanha de arrecadação de roupas em bom estado de conservação foi idealizada pela jornalista Lourdes Acosta, que já fazia trabalhos voluntários na Pousada da Cidadania e notou a falta de roupas de uso pessoal entre os usuários da instituição. Muitos deles precisam se apresentar em entrevistas de emprego e não têm o que vestir. A jornalista então decidiu promover a ação beneficente para ajudar essa parcela da população, especialmente os homens, que são a grande maioria. “Saímos em busca de parceiros e apoiadores que pudessem nos auxiliar a vestir o corpo e também a dignidade dessas pessoas acolhidas na Pousada da Cidadania e que se encontram em situação de rua, mesmo sendo usuárias dos serviços oferecidos por este abrigo institucional”, destacou.

Hoje, a campanha conta com a parceria do Programa de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem), desenvolvido pela secretaria municipal da Casa Civil, que trabalha e articula todas as doações sociais do município, e do Sindipetro NF, outro parceiro que soma neste projeto social. São apoiadores os supermercados Extra e JPavani, Casas Bahia, Gráfica JM Comunicação Visual e Offset, além da consultora de Direitos Humanos e Sociais, Vivianni Acosta e dos jornalistas Mônica Torres e Elvis do Amaral (site e podcast).

As doações também serão extensivas às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e que são atendidas no Centro Pop, – Divulgação

Você pode participar dessa campanha doando sua roupa usada, em bom estado de uso, nos cinco pontos escolhidos para arrecadação: Sindipetro, Casas Bahia, Supermercados Extra (Centro e Riviera) e JPavani. As doações podem ser feitas durante todo o mês de novembro até 15 de dezembro.

Lembre-se: “O frio foi embora, mas os ex-moradores em situação de rua continuam precisando se vestir”. Colabore com essa causa e ajude a vestir o corpo e a dignidade dessas pessoas.

_____________________

Jornalista Mônica Torres

DRT/RJ 15918/97

Redação

Post relacionados