Prepare-se para um dia cheio de risadas e reflexões, pois o projeto “As Rainhas do Riso” está chegando à Sana/Macaé no dia 27 de abril, às 16h, no Parquinho do Campo de Futebol do Sana. Sob a organização da Circo do Rio Produções Artísticas, este evento gratuito promete um espetáculo imperdível que mistura números de palhaçaria, malabarismo, equilibrismo e mágica.
O destaque fica por conta do espetáculo “As Rainhas do Riso”, liderado pelas talentosas artistas Lilian Moraes (Palhaça Currupita), Glaucy Fragoso (Palhaça Chica) e Analu Faria (Palhaça Pinduca). Além de entreter todas as idades, o espetáculo aborda de forma lúdica e poética uma variedade de temas que fazem parte do universo feminino.
Desde sua criação em 2016, “As Rainhas do Riso” tem percorrido diversas cidades do Brasil, levando consigo uma dramaturgia que revela a força da comicidade feminina. Ao retratar o cotidiano de uma “mulher palhaça”, desde as tarefas domésticas até os desafios profissionais, o espetáculo oferece uma visão única e divertida da vida feminina.
Após o espetáculo principal, o “Cabaré das Rainhas” entra em cena, apresentando números cômicos que exploram diferentes aspectos da vida. Desde reflexões sobre as correrias do dia a dia até celebrações da diversidade humana, cada performance cativa o público com sua originalidade e humor único.
Para completar a experiência, as artistas estarão disponíveis para um bate-papo descontraído, onde compartilharão insights sobre a criação e produção de seus números. Além disso, o projeto se destaca por sua preocupação com a acessibilidade, oferecendo tradução simultânea em libras, audiodescrição e assessoria para o público neurodivergente.
Idealizado pela atriz, palhaça e produtora cultural Lilian Moraes, e apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o projeto “As Rainhas do Riso” promete uma tarde inesquecível de diversão e empoderamento feminino.
Serviço:
Projeto “As Rainhas do Riso” reúne espetáculo e números de palhaçaria para abordar diversos assuntos que fazem parte do universo feminino
Data: sábado 27/04
Espetáculo As Rainhas do Riso (juntamente com o Cabaré das Rainhas) – 16h
Local: Parquinho do Campo de Futebol do Sana (Rua do Colégio, s/nº, Sana)
ENTRADA FRANCA
SINOPSE DO ESPETÁCULO
“As Rainhas do Riso” é um espetáculo circense com números de palhaçaria, malabarismo, equilibrismo e mágica apresentado pelas artistas Lilian Moraes (Palhaça Currupita), Glaucy Fragoso (Palhaça Chica) e Analu Faria (Palhaça Pinduca), que desenvolvem trabalho de pesquisa continuada sobre a arte da palhaça e do circo. Utilizando a figura da palhaça como ferramenta de linguagem, o espetáculo é voltado para o público de todas as idades e se propõe a falar de forma lúdica e poética sobre diversos assuntos que fazem parte do universo feminino.
O espetáculo foi criado em 2016 e já foi apresentado em diversas ruas e praças de várias cidades do Brasil. A sua dramaturgia está focada no encontro de três mulheres que escolherem o ofício da palhaça para tornar evidente a força da comicidade feminina e oferecem o dia a dia de uma “mulher palhaça” com seus afazeres domésticos, desde uma aula de ginástica matinal até receitas culinárias hilariantes, as exigências estéticas da mulher moderna e a batalha no campo profissional.
Classificação Etária: Livre
Duração: 60 minutos
SINOPSE DO “CABARÉ DAS RAINHAS”
“A Mala” com Anaura Sales Baptista (Lady Clé).
“A Mala” é uma performance que faz pensar, de forma lúdica, sobre os pesos e correrias da vida. Lady Clé procura por sua própria vida na mala, revivendo momentos, desde a infância à vida adulta. O peso que ela sente da vida, e que carrega na sua mala, vai ficando mais leve conforme ela se confronta com sua própria existência.
Anaura Sales é professora, contadora de histórias e atriz.
“Pudim Fazendo Doce” com Clô Harris (Palhaça Pudim).
Prepare-se para uma aventura emocionante na cozinha com “Pudim Fazendo Doce”, um número de palhaçaria que traz à vida o amor e a doçura de Pudim por gente de todas as formas e feitios, onde compartilha histórias encantadoras, destacando a delícia que é a diversidade humana. No entanto, quando chega a hora de fazer o doce, Pudim se depara com algumas dificuldades únicas.
“OROBORO” com Lúcia Barros (Palhaça Gelsomina).
Cheia de graça, a palhaça Gel nos leva para um passeio tão leve quanto profundo no ciclo da vida.
O público é convidado a rir e quem sabe até chorar, junto com a Gel que vai se deparando com os dramas e comédias de cada fase da vida.
Lucia Barros é bailarina, terapeuta corporal, parteira, mãe de quatro mulheres, avó de onze netos e palhaça.
“Piano Bar” com Márcia Venina (Palhaça Sebastiana).
Com uma mistura de humor, música e interação com o público, Sebastiana promete aos espectadores um show de excentricidade musical. A palhaça inicia se preparando para seu tão esperado “Concerto”. Porém, como era de se esperar, são muitas as atrapalhadas com o Piano Bar, seu instrumento musical excêntrico feito de garrafas de vidro. A cada ação, a cada nota, Sebastiana conquista a plateia levando-a a muitas gargalhadas. O ponto alto da apresentação culmina com a execução de uma música em seu excêntrico instrumento musical.
Márcia Venina é atriz, artesã, mãe de três mulheres, avó de quatro netas e palhaça.
Fonte Target Assessoria de Comunicação