Na próxima quarta-feira (5 de junho), Macaé celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com o lançamento do projeto “Uma vida, uma árvore: Nasce uma Criança, planta-se uma árvore”. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de Macaé em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, visa promover a consciência ambiental ao presentear casais, que registrarem o nascimento de seus bebês neste dia, com mudas de espécies nativas.
Os responsáveis pelos recém-nascidos receberão as mudas etiquetadas com informações científicas e populares das espécies, além de dados pessoais como o nome da criança, data de nascimento e nomes dos pais. Esta ação busca fomentar a participação das famílias na preservação ambiental, incentivando-as a cuidar das árvores plantadas em conjunto com o crescimento de seus filhos.
César Romero Guimarães, coordenador da Pronta Ação, destacou a importância do projeto e as parcerias com unidades hospitalares locais. “A entrega das mudas observará as regras de plantio e normas de urbanismo vigentes. A família pode escolher o local do plantio”, explicou.
O coordenador enfatizou a relevância do projeto para um futuro sustentável. “Agradeço a parceria do secretário de Ordem Pública, Marcelo Menezes, e do comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Braga de Souza. É fundamental que a comunidade se envolva na redução dos impactos ambientais, promovendo um equilíbrio mais saudável no espaço urbano”, afirmou César Romero.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia são comemorados em 5 de junho. A data marca o início da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, realizada em Estocolmo em 1972. Este evento, que reuniu governos e ONGs, deu origem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pela ONU. Em 1992, a Rio-92 no Rio de Janeiro reforçou o compromisso global com a preservação ambiental. Em Macaé, as celebrações visam promover atividades de proteção ambiental e estimular o debate sobre a responsabilidade de cuidar do planeta.