A formação dos profissionais de apoio à inclusão da Rede Municipal de Ensino de Macaé foi intensificada neste mês de janeiro. Nesta terça-feira (14), a atriz e diretora teatral Inez Viana, conhecida por seus trabalhos na Rede Globo, participou da programação com uma palestra sobre “Autoconfiança, Memória e Curiosidade”, promovendo reflexões enriquecedoras.
Os 112 profissionais, capacitados pela Escola Sentrinho, ingressaram nas escolas em outubro de 2024 e voltarão às atividades em fevereiro. A presidente do Sentrinho, Rita Manhães, destacou que o objetivo da formação é preparar um profissional humanizado e sensível, capaz de acolher e respeitar a diversidade no ambiente escolar.
Abordagens diversificadas
Durante a formação, que segue até a próxima semana, os participantes têm contato com temas como:
- Relação Técnica/Afeto no Papel do Profissional de Apoio;
- Psicologização da Educação como Elemento Fundamental no Processo de Exclusão.
Os encontros contam com a participação de especialistas como José Medeiros Machado (psicólogo e diretor do Sentrinho), Flávia Tavares Elias (Doutora em Políticas Públicas) e Renata Monteiro Jaber (psicóloga e diretora do Sentrinho).
Inclusão como prioridade
O secretário de Educação, Roberio Dias, destacou a parceria com o Sentrinho como essencial para fortalecer a política de inclusão da rede. “A formação oferecida é imprescindível para garantir um atendimento de qualidade às crianças com deficiência do município”, afirmou.
Com 35 anos de atuação, o Sentrinho é referência em inclusão e segue trabalhando para atender as demandas das 107 escolas municipais, desde a Educação Infantil.