Casimiro de Abreu e Fiocruz firmam parceria para produção de plantas medicinais

 Casimiro de Abreu e Fiocruz firmam parceria para produção de plantas medicinais

Foto: Divulgação/SECOM

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Fundação Municipal Casimiro de Abreu (FMCA), firmou nesta quinta-feira (3) um Acordo de Cooperação Técnica com a Fiocruz para a produção de hortas de plantas medicinais. A iniciativa, oficializada no Sítio Agrícola do município, visa promover a saúde, sustentabilidade e o fortalecimento da cultura local.

O projeto prevê o cultivo de ervas medicinais que poderão ser utilizadas na produção de chás, xaropes, óleos e pomadas. Técnicos da Fiocruz farão um levantamento das espécies existentes e poderão introduzir novas variedades para ampliar o plantio. “Esse acordo nos permite receber capacitação e resgatar nossa cultura, beneficiando produtores e fortalecendo o artesanato”, destacou Lidiane Lima, coordenadora da FMCA.

Anúncios

Além do impacto positivo para a saúde e agricultura, a parceria pode abrir caminho para a chegada do Projeto Farmácia Viva ao município. Esse programa do Governo Federal incentiva o cultivo e a distribuição gratuita de fitoterápicos na rede pública de saúde, beneficiando a população com tratamentos naturais e acessíveis.

A assinatura do acordo contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Ramon Gidalte, o presidente da FMCA, Filipe Schueller, e o coordenador nacional das RedesFito, Jefferson Santos. Com essa iniciativa, Casimiro de Abreu se consolida como referência na integração entre saúde, meio ambiente e agricultura sustentável.

Fonte: Secom Pref. Casimiro de Abreu

Redação

Post relacionados