Pela primeira vez, será realizado um curso de formação profissional offshore voltado exclusivamente para mulheres que desejam atuar como auxiliares de plataforma em sondas de completação e perfuração no setor de óleo e gás. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação feminina na indústria offshore, promovendo conhecimento técnico, habilidades práticas específicas e a preparação necessária para os desafios da área.
O Curso de Formação Profissional Offshore – Mulheres na Área é 100% gratuito, ministrado na cidade de Macaé com o apoio da Firjan Senai, e oferece, além da capacitação, bolsa para transporte e alimentação. As inscrições estarão abertas entre 22 de agosto e 10 de setembro de 2025, e o início das aulas está previsto para 06 de outubro de 2025, em formato presencial, no turno da noite (18h às 22h, de segunda a sexta-feira). Ao todo serão oferecidas 42 vagas.
As participantes selecionadas deverão possuir formação técnica completa em áreas como Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Mecatrônica, Automação ou Segurança do Trabalho. Também precisam residir em Macaé (RJ) ou Rio das Ostras (RJ).
Para o Diretor de Pessoas e gestão da Foresea, Hygo Souza, o curso representa um marco importante ao unir grandes empresas do setor em torno de um mesmo propósito: “Além de aproximar as profissionais das necessidades das empresas, a capacitação que estamos oferecendo amplia as oportunidades de ingresso e desenvolvimento para mulheres dentro das operações offshore. O auxiliar de plataforma é a função primária mais importante em uma sonda de perfuração. É o início para a construção de uma carreira em um setor, que se encontra extremamente aquecido”.
O curso é uma realização da Petrobras, com patrocínio das empresas Constellation, Etesco, Foresea, Noble, Seadrill, Transocean, Valaris e Ventura Offshore, além do apoio da Trilhar RH e Firjan SENAI SESI. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Sobre a Foresea
A Foresea oferece soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. Sua carteira também inclui a gestão de dois ativos de perfuração de terceiros (Hunter Queen e Polvo-A). A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda frota e detém o maior índice de uptime operacional do mercado.
Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia respeita os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança. Mais informações no site.