Projeto Raia: situação atual e próximos passos são apresentados à Prefeitura

 Projeto Raia: situação atual e próximos passos são apresentados à Prefeitura

Foto: Ana Chaffin

A situação atual e os próximos passos a serem seguidos do Projeto Raia, um dos maiores projetos de gás natural em desenvolvimento no Brasil, da multinacional norueguesa Equinor, foram apresentados a representantes da Prefeitura de Macaé na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na manhã desta quarta-feira (03). Alguns dos temas abordados foram meio ambiente, responsabilidade social e mobilidade urbana.

O Projeto Raia está localizado no pré-sal da Bacia de Campos, a cerca de 175 quilômetros do município de Armação dos Búzios, onde a lâmina d’água varia de 2.550 a 2.860 metros. O desenvolvimento do bloco compreenderá atividades marítimas (offshore) e terrestres (onshore), considerando o sistema de produção e escoamento, bem como as demais atividades relacionadas à produção de óleo e gás.

O sistema de produção será composto por uma unidade de produção flutuante de armazenamento e transferência do tipo FPSO (“Floating Production Storage and Offloading”, em inglês), além de poços marítimos de produção de petróleo e gás e de injeção de gás (integrantes de outro processo de licenciamento ambiental), equipamentos submarinos e um gasoduto de exportação em trechos marítimo e terrestre.

O escoamento do óleo produzido se dará por meio de navios aliviadores. O escoamento de gás natural processado será feito por meio de um gasoduto de exportação, com cerca de 200 quilômetros de trecho marítimo, desde a unidade de produção em águas ultra profundas até sua chegada em terra, na praia de Lagomar, em Macaé. O trecho terrestre do gasoduto será instalado em uma faixa de dutos existente em Macaé, onde já existem os dutos Enchovão e Rota 2.

“A Equinor eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil. Estamos diante de um horizonte de grandes oportunidades, investimentos robustos e geração de muitos empregos. É um projeto muito amplo, gigantesco, e importantíssimo para a continuidade do desenvolvimento de Macaé”, afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

“O Projeto Raia tem capacidade para fornecer até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que corresponde a 15% da demanda nacional de gás quando estiver em produção, prevista para 2028. Por ser um projeto estratégico para a segurança energética do Brasil, Raia foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento é de cerca de US$ 9 bilhões”, disse o coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira.

Também estiveram presentes o Secretário Executivo de Obras, Felipe Bastos; o coordenador de Urbanismo da Secretaria Executiva de Obras, Jader Gomes; e integrantes das Secretarias de Mobilidade Urbana; Ambiente Sustentabilidade e Clima; e Habitação. E, ainda, representantes da prestadora de serviços da Equinor, Azevedo & Travassos S.A., empresa de capital aberto que é a holding de um grupo empresarial de infraestrutura formado por duas empresas operacionais.

Anúncios

Fonte: Secom Pref. Macaé

Redação

Post relacionados