A ‘17ª Primavera dos Museus’ contará com a participação do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. Os eventos, de 18 a 24, em instituições de memória de todo o país são coordenados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema deste ano, ‘Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas’, ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.
Em Macaé, a ‘17ª Primavera dos Museus’ será aberta, dia18 (próxima segunda-feira), às10h, com a exposição ‘Da Realeza à Escravidão – Uma história sobre a desvalorização da cultura africana’, do artista plástico Robson Fazolin. As pinturas acrílicas em tela de algodão foram idealizadas especialmente para este evento, a primeira exposição do artista no Solar dos Mellos.
“A exposição é inédita, feita especialmente para o tema do museu, para contar um pouco da história e da cultura negra com foco na realeza africana”, conta o artista que há dez anos reside na Região dos Lagos.
Robson Fazolin (35), nascido em Muriaé-MG, tem atelier no bairro Costa Azul, município de Rio das Ostras, onde atualmente reside. Ele mesmo confecciona suas telas em algodão. Seu trabalho é caracterizado pelas cores vivas e pelo silogismo, proposições iniciais para se chegar a uma conclusão.
Além da exposição, o museu da cidade oferecerá à sociedade uma programação gratuita e variada durante toda a semana comemorativa, com destaque para duas palestras. No dia 19 (próxima terça-feira), das 18h às 20h, o Doutor em Ciências da Educação, Marcelo Abreu, ministrará a palestra Quilombo de Carukango. Marcelo é professor e escritor difusor da história, geografia e cultura do Norte Fluminense. No dia 21 (próxima quinta-feira), das 18h às 20h, a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro, explanará sobre ‘Políticas sociais para o público LGBTQIA+’, voltada para a diversidade de gênero.
Haverá ainda visita mediada à exposição, à arquitetura do Solar e ao acervo permanente do museu; contação de histórias e aulão de capoeira, que prometem agradar a estudantes, turistas e ao público em geral. Os contatos para agendamento de visitas de grupos são o e-mail msolardosmellos@gmail.com e o telefone (22) 2759-5049.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, faz um convite a participação da sociedade. “A ‘17ª Primavera de Museus’ terá início com uma emocionante exposição do talentoso artista plástico Robson Fazolin. Esta é uma oportunidade única para celebrar a rica herança cultural africana. Contamos com a presença de cada um de vocês para tornar este evento ainda mais especial”.
A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, destacou o tema desta ‘17ª Primavera de Museus’. “Ela se distingue por reconhecer que a democracia se faz por muitas mãos. Trazer à tona exposições como essa é a retomada da construção da democracia com a participação de muitos de seus agentes, ainda hoje inviabilizados ou marginalizados. Museus são lugares que ecoam. E não podemos deixar nenhuma voz silenciada”.
Programação
Dia 18, às10h – abertura da exposição ‘Da Realeza à Escravidão – Uma história sobre a desvalorização da cultura africana”, do artista plástico Robson Fazolin.
Dia 19, das 9h às 11h, visita mediada; das 14h30 às 16h30, aulão de capoeira, com Mestre Kiko e, das 18h às 20h, palestra Quilombo de Carukango, ministrada por Marcelo Abreu.
Dia 20, às 14h, contação de história e, das 13h30 às 15h30, ‘Lugares de Memória’, uma visita mediada aos prédios históricos do Município.
Dia 21, das 9h às 11h, visita mediada; das 14h30 às 16h30, aulão de capoeira e, das 18h às 20h, Palestra ‘Políticas sociais para o público LGBTQIA+’, ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.
Dia 22, das 14h às 16h – contação de história
Por jornalista Genimarta Oliveira/ Secom Pref. de Macaé