Macaé está prestes a se tornar o epicentro do desenvolvimento do Projeto Raia da Equinor, um investimento maciço de cerca de US$ 9 bilhões. Esse projeto ambicioso visa produzir aproximadamente 16 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33 a partir de 2028. A cidade já se destaca como uma das principais bases para o mercado global de energia.
As novas etapas de consolidação do projeto incluem a instalação do gasoduto “Rota 5”, que conectará o megacampo ao Terminal Cabiúnas, contribuindo significativamente para a infraestrutura energética da região. A confirmação dessas etapas foi apresentada ao prefeito Welberth Rezende pelo diretor do Projeto Raia, Thiago Penna, e pelo coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira.
“A Equinor consolida a nossa posição de destaque no mercado global de energia, ao ampliar a produção e o processamento do gás, tornando-se uma nova fonte de desenvolvimento para a nossa cidade, região e Estado”, destacou o prefeito.
O Projeto Raia é um dos mais significativos em desenvolvimento no Brasil, com potencial para atender 15% da demanda total de gás do país quando estiver em plena produção, além de gerar cerca de 50.000 empregos locais ao longo de sua vida útil. Essa iniciativa não só contribuirá para a segurança energética do Brasil, mas também para o seu desenvolvimento econômico e social.
“A decisão da Equinor traz para Macaé a projeção de cerca de 50 mil empregos, números que representam a participação da cidade em mais uma etapa de expansão do mercado de óleo, gás e energia do país”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
Com a consolidação deste projeto, Macaé se tornará um centro vital na produção, processamento e distribuição de gás no Brasil, impulsionando diversos negócios já em andamento na cidade, como a instalação de usinas termelétricas, fábricas de fertilizantes e plantas de produção de gás natural líquido. A cidade está diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração de empregos sem precedentes.
A reunião também contou com a participação de outros representantes-chave, como Fausto Neto, Juliana Leal, Paulo Peri, além do vice-prefeito e vários secretários municipais, demonstrando o compromisso conjunto com o sucesso e o desenvolvimento sustentável deste projeto.”