A tontura, o desequilíbrio e a vertigem são queixas de saúde comuns entre os idosos, afetando significativamente sua qualidade de vida. Estima-se que 45% dos idosos no Brasil vivenciem a tontura, e que mais de 80% das pessoas acima de 75 anos já tenham experimentado algum episódio desse tipo.
Para conscientizar sobre a importância de investigar e tratar esse problema, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove a Semana da Tontura, com o tema “Tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”, de 22 a 26 de abril.
O presidente da Academia Brasileira de Otoneurologia, Dr. Márcio Salmito, destaca que a tontura não deve ser menosprezada, pois pode resultar em quedas, sendo a terceira causa de mortalidade entre os idosos no Brasil. O número de mortes de idosos devido a quedas praticamente dobrou entre 2013 e 2022.
A tontura pode ter várias causas, incluindo problemas no sistema vestibular, doenças emocionais e psicológicas, alterações cardiovasculares, problemas de visão, doenças metabólicas e neurológicas, além de ser um efeito colateral de medicamentos. Diagnosticar a origem da tontura requer uma ampla avaliação do histórico clínico do paciente e, em alguns casos, exames específicos.
Ainda podem provocar tontura: alterações da visão, como o glaucoma; problemas metabólicos, como diabetes; e doenças neurológicas, a exemplo de traumatismo craniano, Parkinson e esclerose múltipla. “A tontura também pode ser um efeito colateral devido ao uso excessivo de fármacos, principalmente em quem faz uso de várias classes de medicamento e de forma contínua”, complementa Salmito.
O tratamento pode incluir medicações, mudanças de hábitos, terapias de reabilitação e manobras específicas. É essencial que a população idosa tenha acesso a conhecimento e tratamento adequados para garantir qualidade de vida, independência e autonomia.
A Semana da Tontura destaca a importância de cuidar da saúde vestibular e equilíbrio na terceira idade, promovendo conscientização e cuidados preventivos para essa população cada vez mais relevante em nosso país.
erviço
Campanha da Tontura 2024
Data: de 22 a 26 de abril
Informações: https://aborlccf.org.br/semanadatontura/
Acompanhe: Instagram @otorrinoevoce | @abon_otoneuro | @semanadatontura
Sobre a ABORL-CCF
Com 75 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade através de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos, entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.600 otorrinolaringologistas em todo o país.