Nesta quarta-feira (15), o governo junto à reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) avaliou projetos de expansão da infraestrutura de apoio à rotina acadêmica dos alunos na Cidade Universitária. O prefeito Welberth Rezende e o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, acompanhados pelo decano do Centro Multidisciplinar da universidade em Macaé, professor Inark Marcelo Barbosa, analisaram o leiaute e o andamento dos projetos de construção do restaurante universitário, de duas quadras poliesportivas e da Arena Digital.
Durante a reunião, o prefeito destacou o compromisso do município em viabilizar os projetos da UFRJ, garantindo benefícios também para alunos de outras instituições que participam da rotina da Cidade Universitária. “O conhecimento transforma Macaé em uma potência em inovação de diversas áreas. E viabilizar projetos com a UFRJ nos permite ampliar nossa referência em formação de profissionais de excelência que contribuem com soluções necessárias para o desenvolvimento do município”, afirmou o prefeito.
Os projetos apresentados pela reitoria foram idealizados com investimentos compartilhados, prevendo verbas da própria universidade, recursos de emendas parlamentares federais e investimentos de outras instituições ligadas ao conhecimento. “A viabilidade desses projetos nos auxilia a expandir a infraestrutura necessária ao apoio aos nossos alunos. E a parceria com o município é fundamental neste processo”, destacou Roberto Medronho.
A instalação dos projetos segue acordos já formalizados entre a prefeitura e a UFRJ, e a reunião também teve a participação dos Secretários de Educação, Robério Fernandes, e de Ensino Superior, Flaviá Picon.