”A cidade está bombando”, e quem afirma é o Trade Turístico de Macaé, município localizado na Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Após 100% de ocupação hoteleira no réveillon, Macaé segue agitada com turistas que emendaram a virada de ano nas férias escolares da garotada.
Depois da pandemia, a cidade voltou a respirar fundo e aliviada. Pois, além da recuperação econômica e a retomada de empregos nos setores de Petróleo, Gás e Energia, os segmentos Construção Civil e Comércio também embalaram e fizeram o município liderar o ranking regional de postos de trabalho formais, de acordo com os dados contabilizados pelo Caged – sendo 7,1 mil empregos gerados nos 10 primeiros meses de 2022.
Por falar em trabalho, logo lembramos das férias. E atualmente, famílias do Rio Capital, Baixada Fluminense e outros estados, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo escolheram Macaé para aproveitar e curtir os dias de descanso.
De acordo com a diretora do Macaé Convention & Visitors Bureau, Isabel Tunas, já nos primeiros dias do ano, as expectativas da Hotelaria são de 30% a mais na procura de turistas de lazer, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Além de termos a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio, temos uma gastronomia requintada e variada. Nossas praias são lindas e mais tranquilas, sem multidões, comparadas a outros municípios da Região dos Lagos”, completou Isabel.
O empresário macaense, Vitor Neves, do restaurante Ô Zé Gastronomia, disse que Macaé também possui o segundo maior polo gastronômico do Estado, só perdendo para a Capital:
“O setor local atende todos os gostos, seja oriental, comida mineira, frutos do mar, mexicana, não importa, Macaé proporciona experiências prazerosas quanto o assunto é culinária. Sem falar que os turistas que escolhem os restaurantes da Praia dos Cavaleiros ainda podem desfrutar de uma vista espetacular do mar e céu colorido ao pôr do sol”, afirmou Vitor.
Para o presidente do Macaé C&VB, Marcelo Merrel, a união das instituições públicas e privadas no setor turístico fez a diferença para ‘a volta por cima’ da cidade.
“A inauguração do Posto de Informações Turísticas (PIT) na Orla dos Cavaleiros e o sucesso do Natal Magia Macaé, com a Vila do Papai Noel e a maior árvore de natal do interior do estado (de 40 metros) foi um marco no município, que encantou a todos e ainda está sendo bem aproveitado nos passeios familiares”, falou Merrel.
O secretário municipal de Turismo, Leo Anderson ressaltou a importância da força tarefa das instituições de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, na Operação Verão 2023, que tem como objetivo o ordenamento do turismo, na orla das praias e nas cachoeiras da Região Serrana, coibindo crimes e atos de vandalismo e depredação.
“Estamos animados com as ações e eventos planejados para 2023. É fruto de uma classe que sempre acreditou que Macaé vai muito além do petróleo, pois é rica por natureza, possui infraestrutura receptiva e um povo acolhedor “, pontuou o secretário.
Sesc Verão Macaé – Com a mensagem “O verão é para todos!”, o Sesc RJ promoverá uma programação gratuita e acessível, com diversas atividades voltadas a toda a família, incluindo modalidades esportivas, culturais e ações de assistência social.
Confira a programação dos shows musicais, que começarão a partir das 21h, na Praia dos Cavaleiros, próximo ao Posto 1:
28/01 – LS Jack – 21h00
29/01 – Ramona Rox – 21h00
04/02 – Biquini – 21h00
05/02 – Samba da Madeira – 21h00
11/02 – Caminhão Trapézio – Espetáculo Flying Pirates – 19h30
11/02 – Segredo de Estado – 21h00
12/02 – Vanessa da Matta – 21h00
Até o momento o Sesc RJ não confirmou a programação completa de Macaé oficialmente.