Em um evento inédito na cidade, Macaé sediará no próximo domingo (16) a 1ª Copa de Futebol Society de Surdos, que contará com cerca de 90 atletas, mais a comissão técnica. O objetivo, segundo os organizadores, é difundir o esporte para pessoas com deficiência, e dar oportunidade aos atletas que representarão o município através do time do Cesma, uma associação ligada à Federação de Surdos do Rio de Janeiro. A Copa acontece na quadra da AABB – Associação Banco do Brasil, Cavaleiros e é uma realização da Secretaria de Esportes.
-O investimento em esportes é sinônimo de qualidade de vida. A Copa de Futebol Society de Surdos trabalha a inclusão e a autoestima desses atletas. É muito importante que o município realize e apoie sempre eventos como esse – , disse o secretário de esportes, Marvel.
– Sabemos da força do esporte para a socialização, inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência. Entendemos também que temos muito ainda para avançar e torcemos para que isso mude num futuro próximo -, diz o professor da Sercretaria de Esportes e técnico do Cesma, André Conceição de Carvalho.
Mais cinco cidades fazem parte da competição através de seus times de surdos: Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Mesquita e Duque de Caxias.
Por Jornalista Marilene Carvalho/ Secom Pref. de Macaé