Semana do Meio Ambiente: soluções para a poluição plástica e os impactos no saneamento

 Semana do Meio Ambiente: soluções para a poluição plástica e os impactos no saneamento

Foto: Divulgação

Encontro de Vivências Ambientais reforça a importância do uso responsável dos recursos naturais e do descarte consciente para a preservação do meio ambiente

Participando das comemorações pela semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a BRK levou conhecimento sobre saneamento para o segundo dia “Encontro de Vivências Ambientais”, promovido pelas secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e de Educação de Macaé no bosque da Lagoa de Imboassica nesta terça-feira (6). Além de relembrar a necessidade da preservação e do uso responsável dos recursos naturais, a ideia foi utilizar a data para reforçar a importância, em especial, da coleta e tratamento de esgoto, mostrando que a informação desde a infância é uma das formas mais eficientes para a conscientização.

Anúncios

Contando com a presença de muitos estudantes e crianças acompanhadas dos pais no evento, a BRK abordou o tema de forma lúdica e interativa, aliando brincadeira e conhecimento. Na “Corrida do Meio Ambiente”, que reproduz um jogo de tabuleiro em que os participantes são as peças principais, eles puderam aprender mais sobre preservação. Já com o jogo de memória “Vilões do Esgoto”, os visitantes interagiram com personagens como “Bete Cotonete”, “Bolinha Óleo de Cozinha”, “Durval Fio Dental” e “João Algodão” para combaterem, em seu cotidiano, alguns dos principais resíduos que prejudicam o processo de coleta e tratamento de esgoto se descartados incorretamente.

Um deles, muito presente nas atividades do dia a dia e na cadeia produtiva, está no tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, que é “soluções para a poluição plástica”. Este tipo de material ainda é bastante descartado de forma irregular, prejudicando o ciclo de tratamento do esgoto, mesmo com uma média de 22 km de redes exclusivas de esgoto sendo limpas por mês em ações de manutenção preventiva realizadas pela BRK em Macaé.

– Para que o ciclo do saneamento funcione plenamente, incluindo a coleta e o tratamento de esgoto, todos têm um papel a desempenhar. Mesmo uma embalagem de bala ou uma garrafa de água descartadas incorretamente podem trazer prejuízos ao tratamento de esgoto e contribuir para a poluição dos oceanos. Daí a importância da conscientização, em especial de estudantes, que são multiplicadores nas suas famílias – explica o diretor da BRK em Macaé, Ricardo Santiago. 

Descarte correto de resíduos

Segundos dados do Instituto de Oceanografia da USP, cada brasileiro produz, em média, 16 quilos de lixo plástico por ano. Quando esse material não é destinado corretamente ou a reciclagem é impossibilitada, os reflexos no tratamento de esgoto e no meio ambiente são enormes. E os prejuízos podem, inclusive, impactar diretamente os imóveis, já que, ao jogar materiais plásticos em pias, privadas e ralos, podem acontecer entupimentos na tubulação e, consequentemente, vazamentos em via pública ou retorno do esgoto para dentro das casas. Porém, cada um pode ajudar a reduzir esses impactos, seguindo alguns passos como: separar o lixo por tipo de material, lavá-los e embalá-los corretamente, pesquisar qual a destinação de cada material e reaproveitar o que for possível, além de outras ações. Para saber mais sobre como a mudança de atitude faz toda diferença, acesse o BRK Explica no site brkambiental.com.br/macae.

Redação

Post relacionados