“Café com Empresários” vai reunir representantes de diversas empresas para discutir demandas e apresentar ações pela melhoria do ambiente de negócios; na ocasião, eles também vão conhecer a nova estrutura de qualificação em Construção Civil
A Firjan Norte Fluminense organiza na próxima quinta-feira (29/06), às 9h30, o evento “Café com Empresários”, que vai reunir representantes de empresas do setor de Construção Civil, Cerâmica e afins para discutir suas demandas. Na ocasião, também serão apresentadas iniciativas da federação que contribuem com a melhoria do ambiente de negócios, além do novo Laboratório de Ensaios de Materiais e Solos e Laboratório de Sistemas Construtivos da Firjan SENAI Campos, que buscará qualificar profissionais para um dos setores que mais empregam na região.
“Este encontro é uma oportunidade de trocarmos experiência e conhecermos melhor as necessidades e demandas do empresariado local, para que assim possamos trabalhar juntos em prol de objetivos em comum, sempre em busca da melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento da região. Vamos também apresentar as diversas ações da Firjan que estão ao alcance do empresariado. Uma delas é o novo Laboratório da Construção Civil, no qual faremos uma visita após a reunião”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
O evento contará com uma palestra do analista Técnico de Educação da Firjan SENAI, Onésimo Lopes do Carmos, sobre o tema: “Tendências e Inovações na Construção Civil: Impactos e Oportunidades”.
“A indústria da construção civil está passando por transformações significativas impulsionadas pela industrialização, digitalização e sustentabilidade. A industrialização traz a adoção de métodos pré-fabricados e padronizados, resultando em maior eficiência, qualidade e redução de prazos na construção. Temos aplicações de novas de realidade aumentada e automação, redução de impactos ambientais, e busca por melhor eficiência. Essas tendências impulsionam a evolução da construção civil, proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais para o setor e para a sociedade como um todo”, explicou Onésimo.
Novo Laboratório da Construção Civil
Os empresários também vão conhecer o novo Laboratório de Ensaios de Materiais e Solos e Laboratório de Sistemas Construtivos, no qual profissionais do setor terão a oportunidade de fazer alguns dos mais modernos cursos de aperfeiçoamento e qualificação.
São dois ambientes físicos individuais com toda a infraestrutura necessária para o aprendizado de algumas das mais modernas, práticas e ambientalmente sustentáveis técnicas de construção. Entre elas estão o uso de porcelanato líquido, montagem de estruturas com aço galvanizado e o sistema Drywall, uma das formas de construção mais rápidas e baratas para interiores de ambientes. As inscrições para os diversos cursos de aperfeiçoamento e qualificação previstos ainda serão abertas.
“Nossos alunos terão a oportunidade de crescimento profissional numa das áreas de maior empregabilidade. Assim vamos contribuir com o desenvolvimento não só do setor, como de toda a região, de modo a atender a grande demanda interna por profissionais nessa área”, destacou Ivana Licurgo, gerente executiva regional da Firjan SENAI SESI.
No primeiro trimestre deste ano, a “Indústria e Construção” foi o setor que mais abriu vagas de trabalho no Norte Fluminense (+4.181), com destaque para obras de infraestrutura (+1.566) e serviços especializados para construção (+1.243). Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan a partir das informações divulgadas pelo Caged.