Os atletas José Ricardo da Silva Onofre e Lutyerre Alexandria Barros, do Clube de Canoa Polinésia (Havaiana) Crispy Koa Va’a de Macaé, conquistaram o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana – Maratona por equipe V6 24km, categoria Júnior – Sub.19, etapa Niterói (RJ). A colocação rendeu uma vaga no Campeonato Panamericano, que vai acontecer em novembro, em Vitória (ES).
A etapa do campeonato brasileiro foi realizada nos dias 17 e 18 de junho. José Ricardo e Lutyerre são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta. No patamar geral, a dupla vice-campeã brasileira conquistou 17° lugar de 30 canoas, no Open Masculino.
Segundo Crispiane Barcelos Ribeiro, líder do Clube e que atua na equipe técnica ao lado de Ana Moraes, o 2° lugar na categoria Júnior Sub 19, de um campeonato brasileiro, acima de tudo, significa superação.
“Além da classificação para o Panamericano, ainda que todo trabalho com os treinos, comprometimento do atleta e do clube, estão rendendo resultados positivos e representar nossa cidade dentro do esporte canoa havaiana não tem preço”, ressalta Crispiani, que já atua neste esporte específico há 10 anos.
Segundo a treinadora, a vaga no Panamericano é um ótimo resultado.
“Depois de anos de comprometimento e treinos, é uma satisfação conquistar essa vaga para representar o Brasil e nossa cidade Macaé em um campeonato de alto nível. Em 2021, também conseguimos essa colocação Junior Sub 16”, afirma, orgulhosa.
Ela acrescenta que o Bolsa Atleta veio para somar, como um complemento para despesas dos atletas, treinamentos, viagens para campeonatos e inscrições.
“É muito importante saber que temos algum incentivo para dar continuidade ao nosso trabalho e trazer para Macaé o reconhecimento no esporte que é mundial”, comemora.
Por jornalista Carla Cardoso/ Secom Pref de Macaé