Prefeito de Macaé participa do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

 Prefeito de Macaé participa do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Macaé mapeia práticas de fortalecimento das micro empresas para se inscrever – Foto: Jaqueline Carvalho

RIO – O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou nesta terça-feira (29), no Rio, do lançamento estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, iniciativa do Sebrae que visa reconhecer e premiar as práticas bem sucedidas das prefeituras que contribuem para a criação e/ou aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para o crescimento e consolidação das micro e pequenas empresas e no desenvolvimento social e territorial dos municípios. O prefeito informou que Macaé vai se inscrever no prêmio.

Welberth citou os avanços na desburocratização dos projetos nos últimos anos, o que cria um ambiente de negócios favorável. O prefeito exemplificou também que os nove mil atendimentos na Casa do Empreendedor; os 19 mil Microempreendedores Individuais e as 27 mil empresas ativas com percentual expressivo de micro e pequenos negócios mostram as práticas.

– Todo o arranjo produtivo econômico que o micro e pequeno empreendedor impulsiona na cidade é estimulado pela prefeitura porque o emprego é o nosso maior projeto social. O novo ciclo de crescimento econômico que Macaé passa como cidade da energia desencadeia uma série de aquecimentos das atividades econômicas, passando por diversificação de negócios e criação de um ambiente favorável – frisou o prefeito, exaltando que Macaé valoriza e dissemina iniciativas que geram impacto positivo para o empreendedorismo local.

Macaé vai inscrever com práticas para crescimento das micro e pequenas empresas

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que também participou do lançamento da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, acrescentou que iniciativas de empreendedorismo estão sendo elencadas para a inscrição de Macaé no prêmio.

– Macaé foi finalista na última edição no Estado com projeto voltado para cidade empreendedora marketing territorial e se inscreve de novo neste ano, estando na fase de mapeamento das práticas de fortalecimento das micro empresas – assegurou, salientando que Macaé possui práticas em todos os eixos abordados no prêmio: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.

Rio de Janeiro tem nota elevada por agência de classificação de risco

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, ressaltou o prêmio como importância estratégica para o Estado do Rio, no dia a dia das cidades. “Gera prosperidade nas cidades e Estado do Rio e coloca farol nas iniciativas estimulando práticas e exemplos positivos”, afirmou.

Pampolha citou que o Rio de Janeiro é hoje o segundo maior mercado do país, segundo maior exportador, registra 200 mil novos postos de trabalho abertos e contabiliza o menor índice de desemprego desde 2016. “O Estado precisa estabelecer o melhor ambiente de trabalho e atração de negócios, apostando de forma arrojada na nossa habilidade”, disse, apontando que o Rio está buscando a categoria Triple A na agência de classificação de risco Fitch, que recentemente elevou a nota do Estado do Rio na avaliação anual feita pela Fitch Ratings.

Segundo o gerente de políticas públicas do Sebrae, Tito Ryff, o prêmio é ao mesmo tempo uma oportunidade pela participação do potencial das comunidades locais e um desafio de fazer dos municípios um exemplo de gestão pública de qualidade “capaz de criar ambiente de negócios propício ao empreendedorismo”. “E não se trata de uma competição, mas de um estímulo e reconhecimento de gestões públicas para melhorar a qualidade de iniciativas para o aprendizado coletivo”, observou, exemplificando eixos que serão trabalhados.

O diretor superintendente do Sebrae Rio, Antônio Alvarenga, pontuou que o prêmio é o reconhecimento e a valorização de iniciativas inovadoras dos governos municipais para a melhoria do ambiente de negócios. “Estimula a inovação do setor público. Capacitamos empresas para fornecer ao poder público segundo a nova lei”, expressou, detalhando que o prêmio incentiva a redução no tempo de abertura de empresas.

Para o diretor de produto e atendimento do Sebrae Rio, Júlio César de Freitas, através da área de políticas públicas, o prêmio Prefeitura Empreendedora deixa um legado para as cidades. “A troca de informações é muito válida”, assinalou.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antônio Queiroz, a competição impacta negócios e a população como um todo. “As pessoas vivem nas cidades e a prefeitura é a maior influenciadora no nosso dia a dia”, exaltou.

O incentivo para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios foi destacado pelo diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta. “Hoje é o lançamento, haverá várias rodadas e preparação das prefeituras”, explicou.

Anúncios

Por jornalista Genimarta Oliveira/ Secom Pref. de Macaé

Redação

Post relacionados