Síndrome do pôr do sol em idosos: Entenda e Saiba Como Lidar

 Síndrome do pôr do sol em idosos: Entenda e Saiba Como Lidar

Foto: Divulgação – Freepick

A Síndrome do Pôr do Sol é um estado de confusão mental comum em idosos portadores de doenças neurodegenerativas, como demência e Mal de Alzheimer. Essa condição se manifesta especialmente no fim do dia, quando os pacientes podem apresentar comportamentos como confusão, agressividade ou ansiedade, muitas vezes acompanhados de dificuldade para dormir.

Para lidar com essa síndrome e melhorar a qualidade de vida dos idosos, algumas estratégias podem ser adotadas:

Anúncios
  1. Acompanhamento Médico: O primeiro passo é sempre buscar orientação médica especializada. Cada paciente é único e um tratamento individualizado é fundamental. O acompanhamento de um cuidador também pode ser necessário para administrar medicações e garantir o bem-estar do idoso.
  2. Passeios e Exercícios: Levar o idoso para passeios ao ar livre, em locais calmos e horários tranquilos, pode ajudar a redefinir o seu relógio biológico. Estimular a realização de atividades físicas, de acordo com as condições físicas de cada um, também é importante.
  3. Regularização do Sono: Estabelecer uma rotina antes de dormir, com atividades relaxantes e diminuição de ruídos, pode ajudar a regularizar o sono do idoso. Reduzir o número de pessoas no ambiente também pode contribuir para um sono mais tranquilo.
  4. Ambiente Iluminado: Manter a casa bem iluminada durante a tarde e à noite ajuda a cognição do idoso a interpretar suas informações sensoriais. Ambientes escuros podem aumentar a agitação e ansiedade, potencializando os sintomas da síndrome.
  5. Paciência e Comunicação: O diálogo é fundamental em qualquer fase da vida, especialmente na terceira idade. Conversar e explicar as situações pode ajudar a evitar o nervosismo nos idosos. Demonstrar tranquilidade e paciência, além de usar frases simples e curtas, facilita a comunicação e a inclusão do idoso em atividades laborais pode ajudar a manter sua mente ativa.

Com essas estratégias, é possível minimizar os sintomas da Síndrome do Pôr do Sol e proporcionar mais qualidade de vida aos idosos.

Sobre a Home Angels
A Home Angels surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador. Os sócios perceberam que, com o aumento gradual da expectativa de vida da população brasileira, havia um mercado em potencial ainda inexplorado: uma rede de franquias de cuidadores de idosos. A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias. Para mais informações clique aqui. 

Fonte Jullia Nascimento Assessora de Imprensa

Redação

Post relacionados