A Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) em Macaé começa nesta terça-feira (21) e vai até sexta-feira (24), oferecendo uma série de palestras e oficinas gratuitas em diversos bairros da cidade e na região serrana. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, através da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae. As inscrições podem ser feitas neste link.
Vantagens de ser MEI
Tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) oferece várias vantagens, como:
- Obtenção de um CNPJ sem necessidade de alvará e licença.
- Capacidade de vender para o governo.
- Acesso a produtos e serviços bancários, como crédito.
- Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS).
- Possibilidade de emitir nota fiscal.
Além disso, o MEI tem acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte para a família.
Programação da semana do MEI
A programação inclui palestras e oficinas voltadas para ajudar os microempreendedores a desenvolverem seus negócios. Confira as atividades:
- 21 de maio (terça-feira), às 14h: Oficina “Como aumentar suas vendas” na Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Ampra).
- 22 de maio (quarta-feira), às 14h: Oficina de Finanças no Clube Sindservi, bairro Lagomar.
- 23 de maio (quinta-feira), às 17h: Oficina de Finanças no Colégio Municipal do Sana, distrito do Sana.
- 24 de maio (sexta-feira), às 14h: Palestra de Empreendedorismo Feminino “Você sabe comunicar o valor que seu negócio entrega” na ACIM.
Processo de formalização
Para aqueles interessados em se formalizar como MEI, o Sebrae oferece a ‘Palestra de Formalização do MEI’ todas as quartas-feiras, às 14h, na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). Após esclarecer suas dúvidas, o trabalhador pode efetuar a formalização na Casa do Empreendedor, localizada na Rua da Igualdade, 154, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A formalização também pode ser feita remotamente através do Portal do Empreendedor.
Conclusão
Participar da Semana do MEI é uma excelente oportunidade para microempreendedores aprenderem novas técnicas de gestão, finanças e vendas, além de conhecerem os benefícios de se formalizarem. Não perca essa chance de aprimorar seu negócio e expandir suas oportunidades de mercado.