Parceria que salva vidas cadastra doadores de medula óssea

 Parceria que salva vidas cadastra doadores de medula óssea

Realizada pela Embaixada Fla Macaé, Embaixada Fla Medula e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a campanha conta com o apoio da Prefeitura de Macaé – Foto: Divulgação

No Shopping Plaza Macaé a captação de doadores segue até 18h n

Salvar vidas é o principal objetivo da Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, que prossegue até as 18h deste sábado (25) no Shopping Plaza Macaé. A ação, iniciada nesta sexta-feira (24) com 157 coletas, espera atingir cerca de 300 doadores cadastrados. Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto, que pode ser digital.

Anúncios

Realizada pela Embaixada Fla Macaé, Embaixada Fla Medula e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a campanha conta com o apoio da Prefeitura de Macaé e visa cadastrar mais pessoas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Segundo registros, o número de doadores cadastrados quase dobrou nos últimos dez anos. Um doador pode ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, incluindo leucemias, linfomas, e anemias.

A técnica de enfermagem Dártila Costa, a engenheira Priscila Pacau e a estudante Júlia Neves são algumas das voluntárias que se candidataram a doadoras. Dártila comentou sobre a importância da campanha: “Incentivei amigos e logo pensei em me candidatar. Sei que esta campanha é muito importante, pois podemos levar esperança a uma pessoa e sua família.”

União para Salvar Vidas

As embaixadas do Flamengo se uniram para esta causa, aberta a torcedores de todos os times. Os diretores da Embaixada Fla Macaé, Fabrício Reid e Carlos Eduardo Araújo, junto com Artur Santos da Fla Medula, destacaram a importância da mobilização. “É muito bom ver esta mobilização. Estivemos em Volta Redonda, mas me emocionei com a sensibilização de Macaé”, disse Santos. Fabrício Reid agradeceu o apoio recebido: “As parcerias são essenciais para uma campanha acontecer. Esperamos que o registro de coletas seja bem maior que o de ontem.”

A coleta é realizada pela UERJ em parceria com a Fla Medula, e a Secretaria de Saúde apoia na estrutura operacional. Após a coleta de uma amostra de sangue, o doador é cadastrado no Redome, que é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e conectado a bancos internacionais de doadores.

Como Ser um Doador de Medula Óssea?

Para se candidatar a doador, é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos (o doador permanece no cadastro até os 60 anos).
  • Apresentar um documento oficial com foto (pode ser digital).
  • Permitir a coleta de 4 ml de sangue para tipagem genética.
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação.

O biólogo César Ricardo Pereira, coordenador da campanha em Macaé, enfatiza a importância do cadastro de candidatos: “Quanto maior o número de doadores disponíveis, maior a probabilidade de um resultado positivo.” A equipe multidisciplinar está preparada para esclarecer dúvidas e coletar amostras de sangue dos candidatos.

Fonte Secom Pref de Macaé

Redação

Post relacionados