Escola de Artes de Macaé exibirá documentário ‘Tenho Fé’

 Escola de Artes de Macaé exibirá documentário ‘Tenho Fé’

A sessão é gratuita do documentário ‘Tenho Fé’, dirigido por Rian Córdova

O documentário busca levantar reflexões sobre representatividade negra

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) está com inscrições abertas para a sessão gratuita do documentário ‘Tenho Fé’, dirigido por Rian Córdova e selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A exibição ocorrerá no dia 21 (sexta-feira), às 19h, no 5º andar da escola, localizada no Centro Macaé de Cultura, seguida de uma roda de conversa. Inscreva-se através deste link antes que as 80 vagas disponíveis se esgotem.

Anúncios

Reflexões sobre representatividade negra e diversidade

O documentário busca levantar reflexões sobre representatividade negra, diversidade e arte, a partir de análises de artistas, acadêmicos e religiosos. Após a sessão, haverá uma mesa de debate com a participação do secretário municipal de Igualdade Racial, Dorniê Matias; da atriz, coreógrafa e diretora da Emart, Cláudia Bispo; do professor Paulo Henrique Dantas, e da coordenadora geral de Ações Afirmativas da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Yaisa Santos.

A importância do evento para a comunidade

Leandro Mussi, secretário de Cultura de Macaé, destaca que a exibição do filme fortalece a relação da Emart com a população, abordando temas importantes que devem ser discutidos em ambientes de aprendizado, especialmente onde artistas se concentram. Cláudia Bispo enfatiza a oportunidade valiosa para a Emart, que aposta na diversidade e na discussão de questões étnico-culturais para a formação de artistas-cidadãos. A temática da intolerância religiosa será abordada para interferir no racismo sistêmico e trabalhar por uma Macaé antirracista.

Sobre o documentário ‘Tenho Fé’

Com duração de 80 minutos, o documentário apresenta a jornada de artistas que celebram os orixás e a ancestralidade em suas obras, cruzando histórias através de música, teatro, artes visuais, moda e dança. O evento é realizado em parceria com o projeto Cinema em Movimento, do Circuito Universitário, maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil, produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) e realizado pelo Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional da Cultura. Os agentes mobilizadores do Cinema em Movimento em Macaé são Victória Marcela dos Anjos e sua equipe, composta por Bruno Carvalho, Rebeca Alberni, Maria Paula Layber e Iuri Piller.

Não perca essa oportunidade de discutir temas relevantes e participar de um evento cultural enriquecedor!

Fonte Secom Pref Macaé

Redação

Post relacionados