Macaé-RJ, conhecida como a “Capital Nacional do Petróleo”, acaba de comemorar 211 anos. Além do destaque no setor de petróleo e gás, a cidade vem investindo fortemente em infraestrutura urbana e saneamento básico para atender à sua população crescente. Projetos como a duplicação da ponte Ivan Mundim e as obras de macrodrenagem são alguns exemplos dessas melhorias, impactando diretamente na qualidade de vida, saúde, meio ambiente e turismo local.
Na área de saneamento, Macaé tem avançado significativamente com a ampliação da infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto, operada pela concessionária BRK. Com 216 km de redes exclusivas e 121 estações elevatórias, a cidade estabeleceu um recorde, tratando mais de dois milhões e trezentos mil metros cúbicos de esgoto no primeiro semestre deste ano. As obras continuam no Subsistema Centro, com a construção de um novo módulo de tratamento na Linha Verde, que dobrará a capacidade atual.
Moradores como Thaís Sales, da Rua Alcides Mourão, expressam otimismo quanto aos benefícios dessas obras para a saúde e qualidade de vida da comunidade. Para dúvidas e solicitações sobre as obras de esgotamento sanitário, a BRK oferece atendimento via telefone e e-mail.
Outro destaque é o programa de macrodrenagem da Prefeitura, que visa solucionar os alagamentos em diversas áreas da cidade. Com novas galerias e um moderno Centro de Operações, o programa, considerado o maior do interior do estado do Rio, promete dobrar a capacidade de escoamento das águas das chuvas, beneficiando bairros como Riviera Fluminense, Novo Horizonte e Imbetiba.
Esses investimentos refletem o compromisso de Macaé em proporcionar um ambiente urbano mais seguro e sustentável para seus habitantes, garantindo um futuro mais próspero e saudável para a cidade.
Fonte Ascom BRK