Promover atividades físicas para crianças vai além de lazer e diversão: é um investimento na saúde e no desenvolvimento físico e cognitivo a longo prazo. Segundo Clarissa Rios, médica do esporte e CEO da DoctorFit, a prática regular de exercícios ajuda no desenvolvimento da massa muscular e melhora o metabolismo, além de prevenir doenças como obesidade, diabetes e hipertensão desde cedo.
Desde bebês, estímulos motores ajudam a desenvolver capacidades físicas e a “memória muscular”, facilitando a adaptação do corpo a movimentos e habilidades variadas ao longo da vida. “Aquelas crianças cheias de energia, que escalam, correm e experimentam desafios físicos, terão um metabolismo muscular diferenciado”, explica Clarissa.
Mitos sobre o impacto do exercício na infância são desmistificados pela médica, que aponta que crianças podem fazer atividades de força, desde que adaptadas. Ela sugere práticas motivadoras e seguras para cada fase, inclusive exercícios que mães podem realizar junto aos bebês, como a “Matroginástica”. Para a especialista, o treinamento físico precoce é essencial para preparar o corpo para uma vida adulta saudável e ativa, sem uma idade específica para começar, mas sim com adaptações apropriadas em cada fase do desenvolvimento.
Sobre a DoctorFit
Criada em 2012, a DoctorFit é uma franquia de estúdios de treinamento personalizado, com uma metodologia inovadora, que une o melhor da medicina e da prática esportiva para oferecer uma experiência única de treinamento. Eles atendem desde gestantes até idosos com comprometimentos severos, crianças e atletas de alto rendimento. A marca foi fundada em Santa Catarina e oferece modelo de negócio para cidades a partir de 8 mil habitantes. A DoctorFit possui 66 unidades vendidas pelo país e até o final de 2024 planeja chegar a 100 franquias comercializadas e mais de 45 em operação.