Brasil entre os países mais afetados pelo estresse: veja como cuidar da saúde mental

 Brasil entre os países mais afetados pelo estresse: veja como cuidar da saúde mental

Imagem ilustrativa

Um recente relatório global aponta que o Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, com 42% dos brasileiros frequentemente enfrentando altos níveis de estresse. Esse cenário ressalta a importância de práticas saudáveis para reduzir o impacto do estresse na saúde física e mental, além de evitar problemas sérios, como ansiedade e hipertensão.

Segundo o especialista Ricardo Patitucci, incorporar exercícios físicos, como caminhadas diárias, ajuda a liberar endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar. A meditação também é uma poderosa aliada, pois aumenta a resiliência e equilibra o emocional. Além disso, cuidar da qualidade do sono e da alimentação é essencial. Manter uma rotina de sono adequada e evitar o excesso de telas, por exemplo, pode melhorar significativamente a disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

Anúncios

Por fim, buscar apoio psicológico é uma etapa importante para entender os gatilhos do estresse e desenvolver estratégias para gerenciá-lo. Profissionais da área de saúde mental oferecem acompanhamento personalizado que ajuda a criar um estilo de vida mais equilibrado, promovendo o bem-estar físico e emocional.

Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional

A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil, que oferece tratamento da baixa à alta complexidade e cuidados personalizados com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

Presente em cinco estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo) e no Distrito Federal e com seis instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo, Green House e Crescer), a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana. Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.

Redação

Post relacionados