O jovem atleta de jiu-jitsu Eduardo Cancela, de 16 anos, retornou a Macaé trazendo na bagagem um importante título internacional. No dia 14 de dezembro, ele desembarcou no Brasil após vencer o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu na categoria juvenil faixa azul pesado, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Além da vitória mundial, Eduardo já havia se destacado este ano, conquistando o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, e o Panamericano, em Dallas, nos EUA. Essas vitórias foram possíveis graças ao apoio do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé, benefício que ele recebeu no segundo semestre de 2024.
Durante os cinco meses que passou nos Estados Unidos, Eduardo conciliou treinos intensivos com os estudos online para concluir o ensino médio. Segundo o pai do atleta, Everaldo Cruz, a bolsa foi fundamental para custear despesas como passagens, suplementação e alimentação durante sua jornada de competições internacionais.
Eduardo começou no jiu-jitsu aos cinco anos com o mestre Cesar Maillet, e em Macaé, representa a Academia CMT. Já nos Estados Unidos, ele treina com a equipe Atos, sob o comando do renomado mestre André Galvão, em San Diego, Califórnia. Com grandes metas à frente, Eduardo sonha em se tornar um lutador profissional.
Macaé tem orgulho desse talento local que eleva o nome da cidade no cenário esportivo mundial!