Falta de saneamento básico: doenças evitáveis afetam milhões de brasileiros e sobrecarregam a saúde pública

 Falta de saneamento básico: doenças evitáveis afetam milhões de brasileiros e sobrecarregam a saúde pública

Freepik

Um levantamento do Instituto Trata Brasil, com base nos dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), revelou que 100 milhões de brasileiros vivem sem acesso à rede de esgoto e 35 milhões enfrentam a falta de água potável. Essa situação gera impactos graves na saúde pública e nos custos do sistema de saúde.

🚨 Doenças causadas pela falta de saneamento

A ausência de saneamento adequado leva a uma série de doenças evitáveis, como:

Anúncios
  • Diarreia infecciosa
  • Hepatite A
  • Cólera
  • Leptospirose
  • Esquistossomose
  • Febre tifóide
  • Infecções dermatológicas e oftalmológicas

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, foram registradas 191 mil internações por doenças relacionadas à falta de saneamento, um aumento em relação às 143 mil de 2022. Crianças são as mais vulneráveis, sofrendo prejuízos na saúde e na educação devido às constantes faltas escolares causadas por enfermidades.

💰 Impacto econômico e social

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cada dólar investido em saneamento representa uma economia de até US$ 4 em gastos com saúde pública. A falta de saneamento básico afeta diretamente a produtividade, o absenteísmo e o desenvolvimento econômico do país.

A engenheira civil Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua, defende que soluções como sistemas descentralizados de tratamento de esgoto podem ser alternativas eficientes e econômicas para ampliar o acesso. Segundo ela, é necessário um esforço conjunto entre governos e o setor privado para expandir essas soluções e reduzir a poluição dos recursos hídricos.

🏗️ Prioridade nacional

O déficit de saneamento no Brasil é mais do que um problema de infraestrutura: ele compromete a qualidade de vida, agrava a pobreza e impede o desenvolvimento sustentável. Investir em saneamento básico é fundamental para garantir saúde, dignidade e crescimento econômico ao país.

Sobre a NeoAcqua

A NeoAcqua, pioneira e especialista em economia verde a partir de sistemas de tratamento de água e esgoto, com expertise de mais de 23 anos de mercado, fornece às empresas as melhores soluções em gestão hídrica, desde o projeto inicial até a instalação e operação dos processos de tratamento. Atualmente, a empresa já conta com implementações de centenas de projetos, por todo Brasil, de tratamento de água e efluentes para municípios, construtoras, indústrias, galpões, empreendimentos comerciais e residenciais de médio a grande porte. Saiba mais: https://neoacqua.com.br/

Redação

Post relacionados