Dengue: Como usar hipoclorito de sódio para combater o Aedes aegypti

 Dengue: Como usar hipoclorito de sódio para combater o Aedes aegypti

Divulgação

No verão, o aumento das chuvas e do calor cria o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em 2024, o Brasil registrou mais de 6,4 milhões de casos prováveis e quase 6 mil mortes pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Uma solução simples e acessível para prevenir o avanço do mosquito é o uso do hipoclorito de sódio, produto comum em casas e conhecido por suas propriedades desinfetantes. Mirela Quarantini Alvim, especialista da Ecoville Bahia, compartilha dicas de como utilizá-lo para manter sua casa protegida:

Anúncios
  • Ralos, calhas e canaletas: Adicione 15 ml de hipoclorito semanalmente para evitar acúmulo de água.
  • Tambores de água: Para cada 200 litros de água não potável, use 400 ml do produto como prevenção.
  • Vasos sanitários pouco usados: Coloque 5 ml no vaso e 30 ml nas caixas de descarga.
  • Caixas d’água: Após limpar, use 1 litro de hipoclorito para cada 1.000 litros de água. Lave a caixa a cada seis meses.
  • Plantas que acumulam água: Dilua uma colher de sopa em 1 litro de água para regar bromélias ou outras espécies.
  • Limpeza diária: Misture 10 ml do produto em 1 litro de água para higienizar pisos e superfícies.

Dica extra: Dedique 10 minutos semanais para eliminar possíveis focos de água parada em casa. Além de proteger sua família, incentive vizinhos a fazerem o mesmo. Prevenção é a melhor arma contra a dengue!

Sobre a Ecoville
Fundada em 2007, a Ecoville é a maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações pelo país, a marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. A franquia comercializa um mix com mais de 800 SKUs entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. 

Redação

Post relacionados