Instituto BW realiza soltura de tartaruga-verde com participação de estudantes em Macaé

 Instituto BW realiza soltura de tartaruga-verde com participação de estudantes em Macaé

Divulgação Secom

Uma ação especial de preservação ambiental vai emocionar alunos e moradores nesta quinta-feira (15), às 15h, na Praia dos Cavaleiros, em Macaé. O Instituto BW realizará a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), após seu processo de reabilitação. O momento simbólico contará com a presença de estudantes do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, do distrito de Glicério, convidados a participar após atividades da Semana Mundial da Água.

A tartaruga, classificada como “quase ameaçada” pelo Ministério do Meio Ambiente, foi resgatada na Região dos Lagos e passou por cuidados clínicos com a equipe veterinária do Instituto BW. Após exames comprovarem que o animal estava apto a retornar ao mar, a soltura foi programada no mesmo local onde ela foi encontrada. A ação destaca o compromisso com a vida marinha e reforça a importância da recuperação de espécies ameaçadas.

Anúncios

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Macaé, Phelipe Salgado, o ato representa mais do que o retorno de um animal ao seu habitat: “É um símbolo do nosso dever coletivo com o meio ambiente. Preservar nossas praias e incentivar a educação ambiental são prioridades da gestão”, destacou.

Além da soltura, os alunos participarão de uma vivência educativa marcada por emoção e conscientização. Para muitos deles, moradores da Serra, será o primeiro contato com o mar. “Mais do que assistir a uma liberação, eles vão presenciar um ato de esperança e liberdade”, afirmou Mariana Burato, coordenadora de Educação Ambiental do Instituto BW. A experiência ficará marcada como uma aula prática inesquecível sobre cuidado, responsabilidade e conexão com a natureza.

Fonte: Secom Pref. Macaé

Redação

Post relacionados