O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) firmou um importante acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a concessionária Águas de Nova Friburgo, o Comitê de Bacia Hidrográfica da Região Hidrográfica VIII e a Associação Brasileira de Assistência e Proteção ao Consumidor (ABAC), garantindo o investimento de mais de R$ 3 milhões em projetos ambientais no município.
O recurso será aplicado em ações como recuperação e reflorestamento de áreas que protegem os mananciais de abastecimento de água da cidade. A meta é fortalecer a segurança hídrica, melhorar a qualidade da água e preservar o meio ambiente. Os projetos serão conduzidos por um Grupo de Trabalho com participação do MPRJ e do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios.
Além dos benefícios ambientais diretos para a população, o acordo encerra ações judiciais antigas que envolviam problemas no esgotamento sanitário da cidade, anteriores à atual gestão da concessão de água e esgoto.
Impacto direto para a população: mais água de qualidade, áreas verdes recuperadas e um compromisso concreto com o futuro ambiental de Nova Friburgo.