Os 14 quilômetros de recomposição de vegetação nativa da Mata Atlântica, que integra as áreas do Parque Atalaia à Reserva Biológica da União (REBio), representam o maior programa de reflorestamento da região que será entregue nesta quinta-feira (20) em ação conjunta entre a prefeitura de Macaé e o governo do Estado.
Ao promover a recomposição de cerca de 30 hectares de vegetação compreendida entre as Fazendas Três Marias e Barrancas, o Corredor Ecológico garante a proteção das nascentes de mananciais que compõem a Bacia do Rio Macaé, assegurando assim a renovação das águas e promovendo a segurança hídrica para a população de Macaé e da região.
Esta iniciativa
Iniciado em dezembro de 2021, o reflorestamento que dá origem ao Corredor Ecológico Parque Atalaia – REBio União será oficialmente concluído nesta quinta-feira, em solenidade que reunirá o prefeito Welberth Rezende; o vice-governador e Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; junto ao presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello.
O Corredor Ecológico é fruto de contrapartida assumida pelo grupo empreendedor do Tepor – novo porto de Macaé, como medida compensatória para a construção de linhas de dutos de gás. A medida permite a conexão entre as áreas das duas principais reservas da Mata Atlântica da região, integrando assim animais de diversas espécies nativas do ecossistema local.
Por ornalista Márcio Siqueira/ Secom Pref Macaé