A Prefeitura de Macaé mobilizou uma força-tarefa para limpeza e manutenção em vários pontos do município atingidos pelas intensas chuvas desta sexta-feira (22) e sábado (23). Com registros de 150 milímetros na região urbana e 380 milímetros na região serrana, a cidade enfrentou alagamentos e transbordamentos. O prefeito Welberth Rezende destacou o funcionamento das bombas no Centro de Operações da Télio Barreto, essenciais para enfrentar situações como essa.
Na região serrana, houve transbordamento do Rio Macaé e do Rio São Pedro, com cheias no Rio Sana, resultando na obstrução de diversas estradas. Na região urbana, quedas de árvores e desabamentos foram registrados, mas sem feridos. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil tem sido fundamental, acompanhando de perto as condições climáticas e coordenando ações de apoio à população.
Equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos trabalham para liberar o acesso em várias vias, embora a estrada Frade X Sana permaneça interditada. Bolsões d’água foram registrados em alguns pontos, como na entrada do bairro Novo Cavaleiros. A população deve evitar sair de casa e acumular lixo nas ruas, para evitar entupimentos.