Pela primeira vez na história, o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange as sete cidades da Região dos Lagos, terá uma mulher no comando. A coronel Andreia Ferreira da Silva Campos assumirá o comando, sucedendo o coronel Leonardo Oliveira, que dirigirá o 12º BPM de Niterói. A passagem de comando está marcada para esta terça-feira (30).
A coronel Andreia, que estava à frente da Unidade Prisional da Polícia Militar (UPEMERJ) em Niterói, possui mais de 30 anos de experiência na Polícia Militar, com passagens pelas unidades de Magé e Volta Redonda. Sua nomeação é celebrada por muitas mulheres, que consideram esse fato histórico e um avanço na representatividade feminina.
A mudança de comando ocorre em um momento em que dados do Instituto de Segurança Pública apontam um aumento nos crimes de gênero na Região dos Lagos. O coronel Oliveira, durante seu comando no 25º BPM, implementou ações de combate à violência contra a mulher, como a Base de Polícia de Proximidade no bairro Jardim Esperança, que inclui uma Casa Lilás para atendimento a mulheres em situação de violência. Espera-se que a coronel Andreia dê continuidade a essas ações.
A coronel Andreia, quando estava à frente do batalhão de Volta Redonda, destacou a importância de ações integradas e do contato dinâmico entre a polícia e a população para combater a criminalidade. Sua nomeação é um passo significativo para a inclusão e a diversidade dentro da instituição policial.