As inscrições estão abertas até 17 de novembro para jovens de escolas públicas
Jovens que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro têm até o dia 17 de novembro para se inscrever no curso gratuito da Plataforma PROA. Com 2 mil vagas disponíveis, o curso inicia em 14 de outubro e promete impulsionar a empregabilidade entre jovens, especialmente em um cenário onde a taxa de desemprego nessa faixa etária é preocupante.
Para participar, é necessário realizar um teste inicial de português, matemática e perfil no site da plataforma. Após aprovação, os candidatos podem completar a inscrição e garantir a matrícula. Com carga horária de 100 horas, o curso é dividido em quatro módulos que abordam autoconhecimento, planejamento profissional, raciocínio lógico e comunicação, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho.
Um diferencial do PROA é a oferta de um quinto módulo opcional, patrocinado por grandes empresas, que permite a especialização em áreas como Administração, Logística, UX Design, e Educação Financeira. Cada trilha técnica inclui 50 horas de aprendizado, aumentando as chances de colocação profissional, com 85% dos formandos conseguindo emprego ao final do curso.
Mercado de trabalho
Um exemplo de sucesso é o ex-aluno Samuel Lopes Cabral, de 20 anos, que conheceu a Plataforma PROA através de uma reportagem na TV e participou do curso em 2023. “Aprendi desde criar um currículo até melhorar minha comunicação, foi uma experiência única e hoje me sinto mais seguro profissionalmente”, afirma o jovem, que depois do curso e com a ajuda do PROA, está empregado como assistente administrativo no Grupo Casas Bahia.
Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo para a Plataforma PROA: 17 de novembro
Início das aulas: O curso começará duas semanas após (sempre na segunda-feira) a aprovação no processo seletivo.
Inscrições no site: proa.org.br
Requisitos:
– Ter entre 17 e 22 anos;
– Morar no Rio de Janeiro;
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Vagas para Rio de Janeiro: 2 mil