O capital humano é o principal diferencial das empresas, mas preencher vagas tem se tornado um desafio global. Em 2024, uma pesquisa da Manpower Group apontou que 75% dos empregadores enfrentam dificuldades para contratar. Nesse cenário, o Brasil surge como destaque, com aumento de 43% na contratação de brasileiros por empresas estrangeiras entre 2022 e 2023, segundo a Deel. Setores como Tecnologia e Engenharia lideram a demanda, com países como EUA, Canadá e Reino Unido entre os principais contratantes.
Os profissionais brasileiros atraem atenção por sua alta qualificação técnica e soft skills, como criatividade, resiliência e adaptabilidade, frutos da diversidade cultural. Além disso, o trabalho remoto, impulsionado pela pandemia, eliminou barreiras geográficas, ampliando a competitividade global.
Dicas para se destacar no mercado global:
- Invista no aprendizado contínuo: Especializações e atualizações em áreas estratégicas são essenciais.
- Aperfeiçoe o inglês e outras línguas: A comunicação eficiente é um diferencial competitivo.
- Fortaleça soft skills: Adaptabilidade, criatividade e resolução de problemas são muito valorizadas.
A internacionalização de talentos beneficia o Brasil com remessas financeiras e conhecimento global, mas exige políticas de incentivo à qualificação e retenção. A busca por excelência profissional posiciona o país como uma potência em capital humano, conectando trabalhadores a oportunidades globais enquanto fortalece a economia local.
Tiago Monteiro, Fundador e CEO Global da LUZA Group – Formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, Tiago está há mais de 19 anos nesse mercado, onde chegou a atuar como designer e consultor de Engenharia de Produtos. Atualmente, o executivo é fundador e CEO Global da LUZA Group, empresa que fornece soluções de serviços ágeis e de alto desempenho, conectando talentos a desafios de engenharia e tecnologia de seus clientes.