Macaé anunciará em março a construção de importante fábrica

 Macaé anunciará em março a construção de importante fábrica

O empreendimento é de grande porte, integrando indústrias e a construção do novo porto no bairro Barreto, o Tepor – Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

A cidade de Macaé, no Norte Fluminense, marcou para o dia 9 de março o anúncio do projeto para a construção de uma fábrica de fertilizantes. O projeto de viabilidade foi aprovado pelo secretário executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, Pedro Veillard Farias, em recente reunião com o prefeito Welberth Rezende, em Brasília. O empreendimento contempla uma planta de fertilizantes nitrogenados e de metanol. O empreendimento é de grande porte, integrando indústrias e a construção do novo porto no bairro Barreto, o Tepor: “Vamos colocar o Rio de Janeiro no mapa dos fertilizantes do Brasil com toda força”, disse o secretário nas redes sociais.

A iniciativa vai contribuir para a redução da dependência das importações de fertilizantes. Atualmente o país importa 70% desses produtos utilizados, sobretudo para o agronegócio, o que contribui para elevar o custo dos alimentos, principalmente após a deflagração da guerra entre Rússia e Ucrânia. O segmento de fertilizantes será a parte da nova fase de industrialização de Macaé, a partir da implantação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e do Parque Térmico Sudeste, que deverá ampliar a oferta de gás natural para indústrias de diferentes setores, além de produzir energia para 14 termelétricas a gás.

Anúncios

O gás natural extraído da Bacia de Campos e do pré-sal terá Macaé como destino, graças a sua capacidade industrial instalada, com o terminal de Cabiúnas para processamento e distribuição, além de projetos de construção de novas unidades. Essa oferta abundante de matéria prima faz com que o município atualmente tenha o gás mais barato do Brasil. Oferta e preço faz da cidade o destino para indústrias que precisam de energia para produzir em escala.

Macaé concentra hoje cerca de R$ 25 bilhões de investimentos em projetos que irão garantir o equilíbrio energético do país. Somos também referência em mão de obra qualificada e o melhor ambiente de negócios. Estamos preparados para seguir uma nova etapa de desenvolvimento, gerando emprego e garantindo mais qualidade de vida para a nossa população”, disse Rezende.

Redação

Post relacionados